O último adeus de Sherlock Holmes - Arthur Conan Doyle

Sinopse: Sherlock Holmes é o detetive mais amado de toda a literatura policial. Este volume de suas façanhas traz os contos que compõem "O último adeus de Sherlock Holmes", na sequência em que foram originalmente publicados na Strand Magazine entre 1908 e 1917: Vila Glicínia, O círculo vermelho, Os planos do Bruce Partington, O detetive moribundo, O desaparecimento de Lady Frances Carfax, O pé do diabo e Seu último adeus. (Skoob)
DOYLE, Arthur Conan. O último adeus de Sherlock Holmes. Sherlock Holmes #4. Zahar, 2011. 278 p.


Estou de volta a Sherlock Holmes. Me pergunto quantos adeus ele irá dar antes de ser realmente o último. Tenho que confessar que estou cansada.

No quarto livro da série, sete contos desse ilustre detetive consultor, atualmente (naquela época) aposentado e cultivando abelhas, são narrados pelo Dr. John Watson, com exceção do último, que traz um narrador onisciente e desconhecido. Seria Watson? Seria Holmes? Quem seria? Essa pergunta assombra os sherlockianos até hoje.

Existem dois casos que eu gostei muito: O detetive moribundo, que Sherlock finge sem escrúpulos que está morrendo para Watson, somente para pegar um criminoso, e O último adeus de Sherlock Holmes, que foi tão rápido que pisquei e acabou. Posso entender porque sherlockianos adoram esse conto em especial; há algo em não saber todos os detalhes, nesse clima de mistério, e é justamente isso que o conto trás.

"Minha mente é como um motor acelerado, que se desintegra quando não está conectado com o trabalho para o qual foi construído."

Vou ser crítica quanto a essa obra tão famosa até os dias de hoje e dizer que eu esperava mais. Eu não sei, mas... não há uma evolução, tudo se mantém o mesmo. Não estou dizendo que não há reviravoltas na história, mas me senti neutra durante uma boa parte da leitura, porque volta e meia estamos de novo no mesmo lugar. A história avança, os casos se desenrolam brilhantemente e de forma inimaginável, contudo, talvez por serem contos, terem sido publicados para serem lidos um de cada vez de tempos em tempos, eu não vi uma mudança nos personagem. Eles foram estáticos.

Se eu comparar com os primeiros casos de Sherlock, eu posso ver o quanto ele está mais esperto, mais experiente, o quanto aprendeu ao decorrer dos anos, contudo, fora isso, ele e todos os outros personagens se mantêm os mesmos e eu me senti presa numa história atemporal, onde todos são fadados a ser o mesmo e nunca mudar, nunca aprender com seus erros, nunca serem melhor. Eternos Peter Pan.

Talvez eu tenha achado isso ruim porque não sou acostumada a ler contos, eu sou uma que aprecia os romances, onde há conflitos e amadurecimento nos personagens e você sofre junto com eles. Claro, minha amiga, uma sherlockiana, deu a resposta de que não há uma evolução porque Sherlock Holmes já é muito evoluído. Eu discordo. Ele tem muito aprender. O velho e importante "ser humano", por exemplo.

"-Parece extremamente improvável!
-Devemos recorrer ao velho axioma segundo qual, quando todas as outras contingências falham, o que resta, por mais improvável que seja, deve ser a verdade."

Enfim, depois de 4 livros e quem sabe quantos contos, eu estou dando uma pausa sem tempo de retorno. Não quero mais Sherlock Holmes na minha vida, só se for com Benedict Cumberbatch e sua atuação maravilhosa. Já deu. Fiquei escaldada. Vou devolver o quinto livro à minha amiga sem ler, fugir de histórias com contos assim, e esperar um bom tempo para sonhar em ler os romances de Sherlock Holmes, porque... eu quero lê-los. Eu estou curiosa para saber como Sherlock e Watson se conheceram. Talvez os romances sejam diferentes? Vou esperar muito tempo para descobrir.
Yuki Kurohime
Yuki Kurohime

8 comentários:

  1. Sou do tipo assim: tudo que é demais, cansa!rs
    Igual a mim quando comprei uma danada de uma coleção do André Vianco. Juro, li todos os livros(acho que eram 12 ou 13 no total) e fui lendo um atrás do outro. Resumindo, estou há anos sem ler nada de vampiros.
    Sherlock é maravilhoso, mas creio que tenha que ser como gotas. Uma aqui, outra li e pronto. Até pelo motivo da escrita sempre ser igual.
    Ainda não li este quarto livro,mas farei isso(só não sei quando.rs)
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ah, só conheço Sherlock Holmes por nome, fora isso nunca li nem assisti nada sobre ele.
    Uma pena que ele tenha te cansado, pelo visto suas histórias não são tão empolgantes.
    Torço para que o romance te agrade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Bela!
    Realmente os editores exisgiram do Conan Doyle o suspense constante sobre a morte do Sherlock, mas os fãs sempre exigiam seu retorno.
    Bom demais o livro, apesar das ressalvas.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Olá Bela!
    Que pena...Quem sabe um dia vc volte é ler ...
    Eu deixei as dicas anotadas aqui, mas confesso que por hora não leria não, tô correndo de leituras assim...
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bela
    Ainda não li os livros de Sherlock Holmes, espero ler algum dia.
    Mas adoro assistir aos filmes e séries e o melhor ator que interpreta Holmes concordo com você sem dúvida é Benedict Cumberbatch.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. É uma pena que não nada de novo, assim fica cansativa a leitura, mas pelo menos tem as reviravoltas gosto muito delas, ainda não li nenhum desses contos, embora não sou fã de conto, mas as vezes leio alguns. Esse do Sherloch morrendo deve ser bem engraçado já fiquei imaginando a cena rs.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Ainda não li nenhum livro do Sherlock Holmes, mas assisti todos os filmes e séries pra TV, sempre gostei muito de romance policial, detetive etc... pretendo ler todos algum dia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu já li os livros de Sherlock Holmes Mas em compensação nunca assisti nenhum dos filmes e nem a série que está atualmente em andamento mas eu fique completamente apaixonada nessa edição que você mostrou agora nas fotos já quero ela para mim e é impossível você não se apaixonar pela esperteza e pela engenhosidade do Sherlock Holmes

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.