Em outra vida, talvez? - Taylor Jenkins Reid

Sinopse: Hannah está perdida. Aos 29 anos, ainda não decidiu que rumo dar à sua vida. Depois de uma decepção amorosa, ela volta para Los Angeles, sua cidade natal, pois acha que, com o apoio de Gabby, sua melhor amiga, finalmente vai conseguir colocar a vida nos trilhos. Para comemorar a mudança, nada melhor do que reunir velhos amigos num bar. E lá Hannah reencontra Ethan, seu ex-namorado da adolescência. No fim da noite, tanto ele quanto Gabby lhe oferecem carona. Será que é melhor ir embora com a amiga? Ou ficar até mais tarde com Ethan e aproveitar o restante da noite? Em realidades alternativas, Hannah vive as duas decisões. E, no desenrolar desses universos paralelos, sua vida segue rumos completamente diferentes. Será que tudo o que vivemos está predestinado a acontecer? O quanto disso é apenas sorte? E, o mais importante: será que almas gêmeas realmente existem? Hannah acredita que sim. E, nos dois mundos, ela acha que encontrou a sua. (Skoob)
REID, Taylor Jenkins. Em outra vida, talvez? Rio de Janeiro: Editora Record, 2018. 322 p.


Eu não sei se vocês sabem, mas existe um ramo da Física Quântica que estuda uma teoria que afirma existirem universos múltiplos. Essa teoria diz que exatamente tudo o que é possível acontecer, realmente acontece. Isso significa que o universo em que estamos vivendo agora é uma parte do Multiverso, e que há infinitos universos, todos igualmente infinitos. Isso também significa que existem outras versões de nós em algum lugar, todas elas criadas no instante em que fazemos alguma escolha. De certa foma, é esse o assunto que Em outra vida, talvez? aborda.

Essa história toda parece coisa de maluco, mas faz um total sentido. Afinal, quais as consequências das nossas escolhas? Hannah tem 29 anos e nenhuma noção do que está fazendo da sua vida. Vive pulando de cidade em cidade até que resolve voltar para sua terra natal, Los Angeles, onde vai morar com sua melhor amiga, Gabby. Em uma noite, Hannah vai comemorar sua volta com alguns antigos amigos e reencontra seu ex-namorado da adolescência, Ethan. Em um ponto da noite, tanto Ethan quanto Gabby oferecem uma carona para Hannah voltar para casa.

A partir desse momento, a narrativa em primeira pessoa — pela visão de Hanna — se divide em duas realidades alternativas, uma onde a personagem escolhe Ethan e a outra onde ela escolhe voltar para casa com a Gabby. Assim, os capítulos começam a se intercalar entre os dois cenários, mostrando o que acontece após cada escolha da protagonista, e podemos acompanhar bem de perto tudo o que Hannah passa.

Eu gostei muito desse livro. Primeiro porque me fez pensar no que poderia ter acontecido se eu tivesse feito alguma escolha diferente no meu passado. Aliás, eu bem que acredito que existam várias de mim em infinitos universos lidando com as consequências das escolhas, quem garante que não? Segundo porque a escrita de Taylor Jenkins Reid é muito fluida e fácil de entender, além da narrativa ser bem direta. Isso fez com que eu lesse o livro todo numa sentada, coisa que não acontecia há mais de oito meses — e não tô exagerando.

Ao permitir que a gente conhecesse as duas possibilidades de Hannah, cada uma com situações bem diferentes da outra, a autora me fez questionar sinceramente se existe o tal do livre arbítrio ou até mesmo o destino. Quer dizer, será que a nossa vida é realmente feita de escolhas? Eu gostei bastante dos universos que a autora me mostrou, mas senti falta de um onde a Hannah não necessariamente precisasse um homem para o seu final feliz.

Outra coisa que fez eu me apaixonar por essa história foi a Gabby. Misericórdia, com certeza ela é a minha personagem preferida de todos os tempos de 2018 — até agora. Gabby é amiga de verdade, do tipo que, apesar de apoiar em todos os momentos, não passa pano para as atitudes erradas da Hannah. Amei o companheirismo entre as duas e isso me lembrou muito a minha relação com a minha melhor amiga. O romance também foi delicioso de acompanhar, mas confesso que eu tenho uma realidade paralela preferida, que vocês só vão poder me perguntar quando terminarem de ler o livro.

Em outra vida, talvez? foi uma surpresa para mim. É um livro completo, que tem enredo e personagens legais, que diverte o leitor e que deixa várias reflexões, como, por exemplo, sempre existir um final feliz independente das escolhas que fazemos. Ah, o bônus que esse livro me trouxe foi a vontade de saber um pouco mais sobre a teoria do Multiverso.
Ana Clara Magalhães
Ana Clara Magalhães

10 comentários:

  1. Puxa, primeira resenha que leio deste livro(eu acho).rs e já adorei tudo que pude ler acima. Uma história jovem e andei vendo isso sobre universos paralelos em uma série que vejo,mas nada muito profundo não. Talvez até como seja abordado no livro.
    Por isso, me interessei muito em conhecer todo o enredo e todas as possibilidades que as escolhas podem nos trazer.
    Com certeza, espero ler!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Uau, que resenha!!!
    Em se tratando de física, eu não sei nada. Isso dá um nó no meu cérebro
    Mas em se tratando da história, estou com muita vontade de conhecer.
    Mostra que o "e se..." é uma possibilidade, e isso parece bem interessante em uma história.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Quero ler, parece ser muito bom o tema é interessante, é uma historia que mexe com a gente e nos deixa pensando sobre as escolhas que não fizemos, como a vida poderia ter sido diferente, acho interessante podermos acompanhar as escolhas da personagem e como ficou sua vida com elas e suas consequências.

    ResponderExcluir
  4. Ana!
    Gosto dos livros baseados em fatos e ter um livro baseado na física quântica, é fenomenal.
    Como Carbono Alterado, tenho a maior vontade de ler.
    Acredito muito em universos múltiplos, por que não?
    Fiquei bem interessada.
    Você conhece o livro O Tao da Física? É sobre física quântica e explica muito desses eventos múltiplos.
    Uma ótima semana!
    “O amor é a força mais sutil do mundo.” (Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA AGOSTO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante dessa abordagem do ramo da física quântica, e se eu fosse só pela sinopse seria um livro que eu não escolheria assim como leitura.
    Acho bem legal essas duas opções, que nos fazem pensar como poderiam ter sido tal coisa se a escolha fosse diferente. Acho essa teoria de universos múltiplos fantástica.

    Adorei a resenha.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana!
    Li duas resenhas com esta sobre esse livro e só em fez ficar interessada na leitura, eu curti mto os comentários sobre a obra, então espero conseguir ler um dia.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Nossa que trama interessante, já ouvi sim que a teoria da alma gêmea pode ser explicada pela física quântica, essa resenha me deixou mega curiosa em conferi isso tudo que foi dito aqui, preciso desse livro pra ontem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Esse livro tem cara de ser um chick-lit bem gostosinho de se ler o que eu gostei foi de como o livro aborda a questão das Almas Gêmeas Eu sinceramente não acredito muito nisso não acredito em pessoas predestinadas a ficarem juntas mas achei a história bem interessante

    ResponderExcluir
  9. Olá, Ana
    Ainda não li esse livro mas tenho vontade.
    Lendo a sua resenha agora me lembrei da série The Flash lá tem várias teorias falando sobre o "outro eu" que existe no Multiverso.
    Quero muito ler esse livro, li um em junho da Tag Inéditos A vendedora de livros que conta sobre uma personagem que ela fala tudo relacionado a uma vida que ela tem em sonhos e sua vida real, fiquei o livro todo tentando descobrir qual vida era a real a do sonho ou a outra.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Me identifiquei com esse livro, pois sempre me pergunto o que teria acontecido se eu tivesse feito outras escolhas. Por exemplo, quando conheci meu marido. Sempre fico no E se...
    Devido a isso, quero ler esse livro, acho que vou ver mais coisas a me identificar.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.