La Belle Sauvage - Philip Pullman

Sinopse: Phillip Pullman volta ao mundo da trilogia Fronteiras do Universo, para outra aventura eletrizante envolvendo daemons, aletiômetros, o Magisterium e, claro, o Pó. La Belle Sauvage é o primeiro volume de uma nova trilogia chamada O Livro da Sombras, e se passa dez anos antes dos acontecimentos de A Bússola de Ouro, se centrando em Lyra e Pantalaimon, ainda bebês. Apesar de ser uma história diferente, os fãs de Fronteiras do Universo vão reconhecer muito do mundo e dos personagens que povoam La Belle Sauvage. Enquanto o protagonista, Malcolm, se envolve em uma assustadora aventura para tentar salvar a pequena Lyra das garras do Magisterium, outros mistérios e vilões surgem para complementar a trama que já conhecemos tão bem. (Skoob)

Livro recebido como cortesia da Editora
PULLMAN, Philip. La Belle Sauvage. O livro das sombras #1. Suma, 2017. 434 p.


Admito que, quando recebi La Belle Sauvage como cortesia da Suma, o nome do autor, Philip Pullman, por si só, não me dizia nada. Mas foi só dar uma espiada na sinopse para saber que é ele o responsável pela série Fronteiras do Universo, que começa com A Bússula de Ouro. Não li nenhum de seus livros anteriores, só vi o filme baseado no primeiro deles, e logo a curiosidade para conhecer algo do autor cresceu. Foi nesse contexto que eu comecei a leitura do livro e, se de um lado encontrei detalhes que me surpreenderam, de outro confesso que esperava algo diferente de um autor tão elogiado.

La Belle Sauvage é uma introdução de Fronteiras do Universo, embora tenha sido escrito depois, já que sua trama se passa antes da protagonizada por Lyra. Para quem não leu os livros que já haviam sido publicados, isso não é empecilho algum para a leitura, não há dificuldade em entender o contexto. Até li em outras resenhas que esse volume traz explicações que não existiam nas obras anteriores, como a relação entre as pessoas e seus daemons, a bússula de outro, entre outros. É como um longo capítulo de apresentação, com muitas explicações sobre o mundo criado por Pullman.

Nesse volume, o protagonista é Malcolm, um garoto cheio de energia, muito prestativo e inteligente que se "aventura" com sua canoa, La Belle Sauvage, no rio que margeia sua casa. É comum ele cruzar o rio para ir até o convento e ajudar as irmãs, até que um bebê chega ao local, rodeado de mistérios. O bebê é Lyra, e Malcolm fará de tudo para protegê-la daqueles que querem fazer mal a ela. Acho que a sinopse até entrega demais nesse ponto, já que cita um acontecimento que só vai acontecer depois da metade do livro.

E acredito que aí está meu principal problema com esse livro: a demora no desenvolvimento da história. O autor cria personagens demais e se prende em excessos de detalhes na narrativa, o que a torna menos dinâmica e um pouco cansativa. A escrita do autor é maravilhosa, disso não posso me queixar, mas é aquele tipo de livro que, enquanto você está lendo, é ótimo, mas depois parece que você leu muitas páginas e poucas coisas importantes. Além disso, tem um início um pouco arrastado, o que acaba por diminuir aquela ansiedade por continuar. Da metade para o final, as coisas acontecem de uma forma um pouco mais rápida e, aí sim, eu consegui me vincular à história.

Embora pareça um livro voltado para crianças, na verdade a trama é bem desenvolvida e robusta, o que pode conquistar os leitores mais velhos. Há também uma crítica implícita às instituições, como o Estado e a Igreja, bem como discussões sobre a sociedade, o que sempre traz reflexões interessantes. La Belle Sauvage foi uma leitura bem diferente das que estou acostumada, em especial por misturar a densidade de um clássico com as aventuras de um infanto juvenil. É um livro gostoso, mas lento, e vai agradar mais aqueles que gostam de tramas ricas, embora não tão ágeis.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

8 comentários:

  1. Olá Ju! Essa é a primeira resenha que vejo desse livro, também ainda não li nenhum livro só vi o filme baseado no primeiro livro de sua série anterior, gostei muito, curto muito esse gênero e fiquei bastante interessada em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Não conheço o autor, mas já ouvi sobre A bússola de ouro; mas não tenho certeza se assisti.
    O livro não faz meu gênero, e esses detalhes fazem parecer ser uma leitura cansativa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Tenho três livros do Philip, da série da Bússola(que até o momento, só vi também a adaptação). Mas os três livros estão ali, na estante! Logo chego neles para ler.rs já que li muita coisa boa a respeito do trabalho do autor.
    La Belle também foi e é muito elogiado até hoje, a genialidade do autor parece estar presente também nesta saga. Na maneira peculiar de criar todo um universo, não só mais voltado para o público infantil,mas para nós, mais velhinhos também.rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ju
    Não tinha muito conhecimento sobre esse livro, atualmente os escritores estão fazendo isso escrevendo sobre uma série ou trilogia antes.
    Não sabia que esse livro tinha relação com a trilogia Fronteiras do Universo, ainda não li os livros mas espero ter oportunidade de ler as duas trilogias.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Li a Bússola de Ouro e adorei, pensei que esse seria uma outra historia criada pelo autor, pena que não te agradou, fiquei me perguntando se pra quem já leu algum da série esse livro seja melhor. Adorei a Lyra seria muito bom saber mais sobre ela desde o comecinho quando veio ao mundo. Esse novo personagem Malcolm deve ser encantador, um bom menino.

    ResponderExcluir
  6. Oii!
    Aah tô apaixonada por essa cala... Que linda!!
    Se não me engano, é a primeira resenha que leio sobre... Curti mto!
    Vai para os meus desejados!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  7. Ju!
    Claro que gosto muito do gênero fantasia e mesmo sendo um prequel, é bem como falou, é Philip Pullman e não tem como não ser bom.
    Com personagens bem construídos, construção de mundos e uma realidade fantástica diferenciada, claro que quero poder ler.
    Infelizmente na sua opinião não foi bem desenvolvido.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Pelo que eu soube esse livro é de uma nova série derivada de ouro mas eu vou ler a trilogia original primeiro para só depois de ler esse livro que parece ser maravilhoso

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.