No tempo dos feiticeiros - Cressida Cowell

Sinopse: Divertida aventura que se passa num mundo mítico de vikings e dragões, a série infantil Como treinar o seu dragão se tornou um sucesso no mundo inteiro. São 12 livros, além de 2 volumes extras, que somam 780 mil exemplares vendidos no Brasil e 8 milhões no mundo, além de ter inspirado adaptações para a TV, numa série de animação exibida pelo Cartoon Network, e para o cinema, produzida pela DreamWorks.
Agora, a escritora e ilustradora Cressida Cowell deixa os vikings de lado para uma nova trilogia, sobre os antigos tempos em que havia feiticeiros, bruxas, guerreiros... e Magia. No Tempo dos Feiticeiros mostra a guerra entre duas tribos: os feiticeiros, que eram mágicos, e os guerreiros, que não eram.
Esta é a história de Xar, um menino feiticeiro cujos poderes ainda não despertaram, e de Desejo, uma menina guerreira cujo maior sonho é ser reconhecida pela mãe. Xar e Desejo foram ensinados a odiar um ao outro, mas terão que superar as diferenças e enfrentar um mal que pode destruir seus lares. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora
COWELL, Cressilda. No tempo dos feiticeiros. Editora Intrínseca, 2018. Tradução: Marina Vargas. 400 p.


Cressilda Cowell ficou bastante conhecida com a série Como treinar seu dragão - que eu só soube que o filme era baseado nos livros muito depois de assistir. Naquela série, achei a história fantástica, por ser envolvente, cheia de humor e aventura e ideal para todas as idades. Quando surgiu a oportunidade de ler algo da autora, logo fiquei curiosa, e foi por isso que No tempo dos feiticeiros chegou para mim.


O livro é o primeiro volume da série de mesmo nome e conta a história de Xar, um menino feiticeiro que ainda não viu seus poderes se manifestarem, e de Desejo, filha da rainha guerreira que guarda em segredo alguns objetos mágicos, que são proibidos na fortaleza de ferro. Os dois estão em lados opostos na guerra entre guerreiros e feiticeiros, mas quando seus caminhos se cruzam, veem tudo mudar.

A trama é repleta de magia, seres encantados, aventura e diversão. Desde o início dá para ver que o enredo é voltado para um público mais juvenil, até pelo tom que a autora dá à narrativa. Isso não impede que leitores mais velhos curtam a leitura, em especial porque há mensagens importantes sobre solidão e amizade, lealdade e amor. Também, a autora trata com delicadeza sobre a relação entre pais e filhos, as expectativas e as responsabilidades de se criar um filho, assim como a necessidade de ter paciência de saber ouvir ou de buscar auxílio quando necessário.


Tudo fica ainda mais mágico e encantador por conta das ilustrações do livro, que mostram em destalhes cada acontecimento da história. Em alguns casos, há desenhos de página inteira; em outros, as ilustrações invadem as páginas e se misturam ao texto. Tem-se uma linda dinâmica, e eu gastei muito mais tempo percebendo os detalhes riquíssimos das ilustrações do que lendo a história em si.

Outro ponto bem interessante é a forma como a autora construiu seus personagens, que são incomuns, mas comuns ao mesmo tempo. Cada um deles não se encaixa de alguma forma, mas a autora mostra que a diversidade é normal, e que mesmo algo que não seja "normal" pode, na verdade, representar um ponto forte. Xar, por exemplo, é baixinho e não tem magia, e Desejo, com seu tapa olho e seu cabelo espetado, não é nem de longe parecida com sua mãe, que é tão bela. Achei bastante importante essa construção em um livro voltado para adolescentes, pois aborda a inclusão, independente de padrões.


A história deixa um gancho enorme para uma continuação, que é quase certo que virá. Mesmo que seja um livro voltado para um público mais jovem, tem aquele tipo de história que encanta qualquer idade e gera forte empatia por seus personagens.


Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

9 comentários:

  1. Comecei essa resenha já achando que esse livro não faz meu gênero, e também tem tempo que não leio algo juvenil.
    Mas consegui me surpreender.
    Essa questão da magia é bem interessante, e também gostei de saber da mensagem que o livro passa.
    Por conta da lista infinita, confesso que será difícil dar uma chance para esse livro. Mas gostei de saber sobre.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada por livros com ilustrações e pelo que vi acima, este dt lindíssimo!!!
    Acompanho a série dos dragões pelos filmes, mas ainda não li nenhum dos livros. Por isso, tenho pouco contato com as letras da autora.
    Mas a gente já imagina o quanto é peculiar o jeito dela conduzir seus enredos.
    Com certeza, mesmo sendo infanto juvenil, eu adoro o gênero, e espero sinceramente ter esta obra em mãos!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu não me interessei muito em ler esse livro mas o nome da autora Mia muito familiar Se não me engano acho que foi ela que escreveu a série de livros Como Treinar o Seu Dragão enfim de qualquer forma vou ver se dou uma chance é esse livro

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Que edição linda, já qro!
    Amei essa capa, pela sinopse e resenha parece ser bom e por eu gostar dfo gênero me chamou atenção, espero ler um dia.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Ju!
    Adorei a resenha carregada de fotos e gostei ainda mais por ver que tem personagem de todo tipo que gosto: feiticeiros, guerreiros, princesa, Rainha, enfim personagens que trazem momentos de aventura e cheios de graça.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ju
    Li poucas resenhas desse livro, mas adorei o enredo. Quero muito ler e gostei de saber das ilustrações que nos fazem imaginar estar dentro da estória.
    Gostei de saber que os personagens tem suas particularidades mostrando para o leitor que podemos incluir todas pessoas independente de raça, religião, política entre outros.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito de historias juvenis, tem umas bem bacana, essa parece ser uma delas, uma graça ainda mais com essas ilustrações, adoro esse universo da magia, é muito legal quando nos passam mensagens são bem reflexivas e gostei por ter esse relação de pais e filhos que as vezes são bem complicadas. Uma boa dica.

    ResponderExcluir
  8. Olá Ju! Essa é a primeira resenha que leio desse livro, curto muito aventura e fantasia, amo a série Como treinar o seu dragão, agora fiquei super curiosa em conferi essa história, foi pra lista de desejados.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Não curto muito livros assim, mas para quem gosta é muito bom por causa da continuação. Talvez eu leia futuramente.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.