O Símbolo Perdido - Dan Brown

Depois de ter sobrevivido a uma explosão no Vaticano e a uma caçada humana em Paris, Robert Langdon está de volta com seus profundos conhecimentos de simbologia e sua brilhante habilidade para solucionar problemas. Em O símbolo perdido, o célebre professor de Harvard é convidado às pressas por seu amigo e mentor Peter Solomon - eminente maçom e filantropo - a dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos. Ao chegar lá, descobre que caiu numa armadilha. Não há palestra nenhuma, Solomon está desaparecido e, ao que tudo indica, correndo grande perigo. Mal'akh, o sequestrador, acredita que os fundadores de Washington, a maioria deles mestres maçons, esconderam na cidade um tesouro capaz de dar poderes sobre-humanos a quem o encontrasse. E está convencido de que Langdon é a única pessoa que pode localizá-lo. Vendo que essa é sua única chance de salvar Solomon, o simbologista se lança numa corrida alucinada pelos principais pontos da capital americana: o Capitólio, a Biblioteca do Congresso, a Catedral Nacional e o Centro de Apoio dos Museus Smithsonian. Neste labirinto de verdades ocultas, códigos maçônicos e símbolos escondidos, Langdon conta com a ajuda de Katherine, irmã de Peter e renomada cientista que investiga o poder que a mente humana tem de influenciar o mundo físico. O tempo está contra eles. E muitas outras pessoas parecem envolvidas nesta trama que ameaça a segurança nacional, entre elas Inoue Sato, autoridade máxima do Escritório de Segurança da CIA, e Warren Bellamy, responsável pela administração do Capitólio. Como Langdon já aprendeu em suas outras aventuras, quando se trata de segredos e poder, nunca se pode dizer ao certo de que lado cada um está. Nas mãos de Dan Brown, Washington se revela tão fascinante quanto o Vaticano ou Paris. Em O Símbolo Perdido, ele desperta o interesse dos leitores por temas tão variados como ciência noética, teoria das supercordas e grandes obras de arte, os desafiando a abrir a mente para novos conhecimentos. (Skoob)
BROWN, Dan. O Símbolo Perdido. Robert Langdon # 3. Sextante, 2009. 496 p.


O Símbolo Perdido traz Robert Langdon mais uma vez sem sorte, envolvido numa busca que supera suas crenças e traz a tona toda sua incredulidade. Ele foi a chamado para dar uma palestra em Washington, capital de EUA, por Peter Soloman, um dos seus melhores amigos e mentor, quando descobre que tudo é uma mentira, que Peter foi sequestrado e que ele deve resolver os Antigos Mistérios, o segredo mais bem guardado da Francomaçonaria, ou seu amigo morrerá. Para isso, ele parte numa caça dentro de uma cidade cheia de influência maçônica, com a CIA em seu encalço, sem acreditar em nenhum momento que encontrará as respostas.

"Pela segunda vez naquela noite, Robert Langdon não estava se sentindo digno daquele desafio."

Eu já li dois livros de Dan Brown, com esse três, e sou da opinião que se você leu um livro dele, você já leu todos. Eu comecei a leitura com esse tipo de pensamento, porque a forma como a história é contada e tudo se desenvolve é igual, nada a colocar nem tirar e nada disso é surpreendente, mesmo que seja um livro de mistério, mas eu me surpreendi durante a leitura. Talvez porque fazia um tempo desde que li algo dele e estava esquecida da trama ou simplesmente porque a história estava diferente.

Teve uma parte que eu me senti o personagem quando descobriu a verdade. Eu estava lendo aquilo sem nenhuma ideia quando... bam! Surpresa. Eu tive que parar um momento e reler para ver se era verdade, porque só podia ser. Fazia todo o sentido. E era inacreditável.

A questão é, eu gostei de O Símbolo Perdido.

"Conhecimento é poder, e conhecimento certo permite ao homem realizar tarefas milagrosas, quase divinas."

O primeiro livro que eu li desse autor foi O Código da Vinci, porque é o mais conhecido e eu adorei. O Símbolo Perdido irá agora ocupar o segundo lugar e eu mal posso esperar para ler Inferno, minhas expectativas subiram drasticamente e estou agradecida por ter pego esse livro emprestado.

Por que eu peguei apesar das minhas crenças na história repetida? (Ela é só um pouco repetida.) Por causa das teorias de conspiração por trás da história. Eu sou uma para teorias de conspiração. Ainda mais aquelas que fazem sentido e tem uma boa dose de criatividade. Você encontra isso nos livros de Brown. E é por isso que eu li.

E não é apenas criatividade e sentido que tem aqui, também tem verdade. Quando eu estava lendo e começou a falar sobre Ciência Noética, eu só conseguia pensar que eu já vi isso antes, que eu sabia do que se tratava. É totalmente o documentário Através do buraco de minhoca, narrado por Morgan Freeman (eu amo essa série). Tem vários episódios que falam sobre isso, a questão do instinto e de como as mentes estão conectadas, prevêem algo antes de acontecer e parece qualquer coisa menos ciência, eu sei.

"Abram a mente, meus amigos. Todos nós tememos aquilo que foge à nossa compreensão."

Dan Brown adora falar de religião em seus livros. Eu me lembro que quando lia O Código da Vinci eu me sentia uma herege duvidando da minha religião, considerando tudo aquilo pela probabilidade de ser verdade, perguntando-me porque eu estava lendo aquilo quando me sentia tão desconfortável, não conseguindo parar de ler, faz tanto tempo... Agora, enquanto lia, eu só queria saber mais sobre os maçons. Estou orgulhosa de mim. Minha antiga eu sentiria-se horrorizada. E foi ótimo saber mais sobre eles, porque, para começo de história, maçonaria não é nem uma religião, diferente de como é dito por aí. Você (se for homem, porque mulheres não são aceitas), pode ser cristão maçom, judeu maçom...

Leia O Símbolo Perdido, sério. Ele é ótimo. É grande, vai demorar um pouco para ler, mas vale a pena. Conhecimento sempre vale a pena. Eu admiro Dan Brown por ter escrito, porque se demorou para ler, imagine para pesquisar toda a base dessa história, cheias de curiosidades quanto a termos e imagens e tudo mais? E prestem atenção aos detalhes, tudo é um grande symbolon, símbolos dentro de símbolos que começam e terminam com mais símbolos.
Yuki Kurohime
Yuki Kurohime

11 comentários:

  1. Nunca li nada do Dan Brown.
    Primeiro porque não sou fã de mistério, e os temas abordados não me chamam atenção; mas acho que o motivo maior de não querer ler é por ele abordar essa parte religiosa, e pelos comentários que já li, de uma maneira totalmente diferente do que estamos acostumados.
    Pelo visto ele desconstrói conceitos.
    Realmente conhecimento nunca é demais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Apesar de adorar as letras de Dan, vou confessar que pegar um livro do autor para ler é preciso ter coragem. Seus enredos sempre ficam no mesmo lugar, apesar das aventuras e reviravoltas. Mas torna-se meio arrastada a história, nunca entendi os motivos, mas sempre me senti assim. Como se lesse uma página e retrocedesse duas :/
    Demorei meses para concluir a leitura deste livro e se recomendo? Sim! Mas para quem tem a mente aberta e tempo de sobra.rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Bela!
    Nunca li livros do autor, vi o filme apenas, confesso que não curti mto não...
    Pode ser o gênero, não curto mto ler livros do gênero, pelo que acompanhei em resenhas a leitura foi bem demorada para alguns leitores, o que me desanimou ou pouco, mas quem sabe consigo ler um dia e curtir.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Já li um livro do autor, não sabia dessas repetições isso acaba deixando a leitura arrastada e desanimadora, mas que bom que depois melhora e até surpreende. Adoro mistério e os livros do autor tem de sobra, tem muito conteúdo interessante, coisas que nem sabemos.

    ResponderExcluir
  5. Bela!
    Já li e gostei de O Símbolo Perdido, mas não tanto quanto O código Da Vinci.
    Porém, o tema envolvendo a Maçonaria e tudo mais, achei bem interessante.
    E devo discordar quando diz que quem leu um livro do Dan, é como se tivesse lido todos. Acredito que cada um tem uma peculiaridade diferente e traz sempre uma boa leitura.
    Uma ótima semana!
    “As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?.” (Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Olá! Ainda não li nenhum livro do Dan Brown, quero muito, curto muito esse gênero, cada resenha que vejo dos seus livros me deixa ainda mais curiosa em conferi isso tudo que dizem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu curto muitos os livros do Dan, Já li este livro e tem uma premissa ótima pois é bem curioso, mas em alguns momentos a leitura é meio arrastada, com certos momentos que você para de le. Mesmo assim eu gostei bastante, não me decepcionou por isso.

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto muito dos livros do Dan Brown, mas esse clichê próprio que ele tem as vezes me irrita.
    É sempre Langdon em algum problema (que envolve religião) que tem que descobrir com uma bela mulher ao lado.
    Mas o fato é que mesmo sendo sempre assim, ele acaba me surpreendo porque suas reviravoltas sempre nos prendem.
    Esse foi único que ainda não li, mas está na minha lista.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho uma vontade absurda de começar a ler esses Livros mas a relação do autor com relação a ciência e a religião não me chama muito atenção o que me faz me deixar muito mal porque eu vejo sucesso que esses livros fazem mas não tenho o impulso de começar a leitura

    ResponderExcluir
  10. Olá, Bela
    O único livro de Dan Brown que eu li foi O Código Da Vinci mas foi em 2008 e amei é claro. E me senti como você lendo ele uma herege.
    Quero muito ler os outros livros dele por vários motivos adoro história, mistério, investigação e tenho certeza que vou adorar O Símbolo Perdido tenho muita curiosidade sobre a maçonaria.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Li dois livros do autor e O símbolo perdido comecei a ler e não terminei e nem lembro o porquê, mas lembro que a história era muito boa. Vou recomeçar a ler esse livro que esta parado em algum lugar da minha casa.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.