Vampire Academy - Richelle Mead

Sinopse: St. Vladimir’s Academy isn’t just any boarding school - it’s a hidden place where vampires are educated in the ways of magic and half-human teens train to protect them. Rose Hathaway is a Dhampir, a bodyguard for her best friend Lissa, a Moroi Vampire Princess. They’ve been on the run, but now they’re being dragged back to St. Vladimir’s - the very place where they’re most in danger. (Skoob)
 MEAD, Richelle. Vampire Academy. Razorbill, 2007. 332p.


Eu já tinha assistido ao filme e gostado, ao contrário da maioria dos leitores. Na mesma biblioteca que eu peguei o livro da resenha passada, aquele era um dos únicos que me interessou e não tinham sido adaptado e eu sou alguém que não acha necessário sempre ler e assistir. Já li notícias de que é improvável lermos tudo que gostaríamos antes de morrer, e elas nem somavam filmes, séries e outras coisas que eu sei que também não vou conseguir, então algumas coisas eu escolho só um. Então o motivo que eu escolhi esse é que pelo menos é o primeiro volume de uma série, então não foi só praticamente a mesma coisa mais aprofundada, é também ver se a leitura compensa e tal, até porque não vão ter mais filmes. E eu até ouvi dizer que ia ter uma websérie e quis assistir então, enfim. Eu tinha algum interesse.

A protagonista da história é a Rose que é uma Dhampir, que começou como uma "raça" híbrida de um Moroi (vampiro) com um humano, e agora também nascem de Dhampirs com Morois. Eles são a raça mais infeliz dessa mitologia na minha opinião porque eles tem a obrigação de ser guardas, o que faz com que seja impossível se casar e formar uma família. Eles geralmente também só devem se relacionar com vampiros porque assim eles geram mais Dhampirs porém essas relações não devem ir além de procriação mesmo. Além disso, Dhampirs são altamente objetificados pelos vampiros e existem várias consequências desses relacionamentos. A Rose foi praticamente criada pela Academia St. Vladimir, porque a mãe não quis abandonar a pessoa que ela guarda, e ela praticamente não a visita. Para eles, você tem mesmo que colocar o seu Moroi em primeiro lugar, até a Rose pensa assim, mesmo a gente vendo que ela não gosta da mãe por causa disso. A Rose é melhor amiga da Lissa, que é vampira e também da realeza, de quem ela pretende ser guarda-costas no futuro. Elas fugiram da escola para se proteger  e ficaram pelo menos um ano vivendo com humanos e indo à escola normal, até que as descobriram e as trouxeram de volta. 

Eu gostei da Rose, mas também tenho alguns problemas com ela porque eu não acho muito legal ser grossa com autoridades como diretores e professores. Eu me vejo na falta de controle dela, mas a diferença é que ela é do tipo que não liga e não acha errado e eu me arrependo de algumas vezes que fiz isso. Os pontos positivos dela é que ela é totalmente ela mesma e não se importa com o que pensam, está sempre pronta a defender a Lissa, é engraçada. Para recuperar o tempo perdido, ela vai ter que começar um treinamento além das aulas normais com um guarda, e isso vai ser positivo para o crescimento dela.

A Lissa e a Rose têm uma relação diferente dos Moroi e guardas normais, elas têm uma ligação pela qual a Rose consegue sentir o que a Lissa está sentindo e às vezes até entrar na cabeça dela sem querer e ver tudo que ela está vendo. A Lissa também faz coisas que a maioria dos vampiros não faz e esses dois fatos estão relacionados a porque elas fugiram. Ela é supercomplexa não só por isso, mesmo se fosse uma adolescente normal, porque ela é a única que sobrou de sua família, depois que seus pais e irmão morreram num acidente de carro no qual ela e Rose também estavam. Isso faz muita pressão nela para tomar uma postura de realeza, ser mais como eles eram, já que ela não gosta realmente das outras pessoas da realeza e é um pouco como a prima Natalie, que é real mas não socializa com os outros reais. Ela também é bem sensível e a gente descobre mais com a leitura.

Eu gostei bastante do livro. Por ser sobrenatural você nem espera que vá abordar algumas coisas tão reais que aborda, o que foi muito legal. Eu gostei dos personagens que deveria gostar e desgostei dos que deveria desgostar, shippei, ri. Eu realmente gostaria de ler mais, apesar do que mencionei no primeiro parágrafo, adicionando às coleções que eu nunca terminei (que são, todas?).
Mah
Mah

Escrever (por prazer) me acalma e resenhas são uma terapia pra mim. Assim como doces, séries e ler. Autora do Programa Resistir, um podcast sobre suicídio.

12 comentários:

  1. Olá! A série já está na minha lista de leitura faz tempo, curto muito sobrenatural e em especial vampiros, cada resenha que vejo dos livro me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi e li muita coisa a respeito desta série, mas sendo muito sincera, nunca senti muita vontade de ler não.
    Talvez por parecer mais do mesmo, não tenha me animado, mas se for olhar por outros ângulos, até pode me prender.
    Não digo que não lerei, mas...
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu não assisti o filme e nem tenho interesse de ler o livro, o fato principal é que não sou fã de histórias sobrenaturais com vampiros e tal.
    Parece que os personagens foram bem criados, apesar dos defeitos.
    É bem triste essa certeza de que não poderemos ler todos os livros que queremos até o fim... e a lista é tão grande.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Mah, eu amo muito essa série, te recomendo que leia todos os livros sim! Adoro a Rose <3
    Beijão
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Li toda a série. Gostei muito desse livro e adorei a Rose ela é muito foda, mas as vezes um pouco rebelde com as autoridades como mencionado, mas mesmo assim ela era minha preferida. Adoro historias com vampiros e achei esses bem diferentes. Quanto ao filme não gostei nenhum pouco achei muito fraquinho e aquele Dimitri fala sério rs. Mas que bom que você gostou do filme.

    ResponderExcluir
  6. Mah!
    Séries com vampiros sempre me interesam e já tive oportunidade de ler alguns livros dessa série, embora como você, não tenha terminadao (mas ainda tenho esperança de terminar).
    Realmente os temas abordados são bem próximos ao real, mesmo sendo um livro de ficção/fantadia e por isso mesmo, acabamos nos identificando com um ou outro protagonista.
    Gostei do filme também.
    “.A vida merece algo além do aumento da sua velocidade.” (Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA AGOSTO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  7. Oi Mah!
    Não conhecia ainda, que bom saber que tem o filme, tenho interesse pela história pois amo esse gênero.
    A capa me chamou atenção tbm, vou procurar saber sobre o filme.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Esses gêneros que envolvem vampiros já não agradam mais, então creio que seria um livro que não me agradaria tanto, apesar de ter gostado de como foi descrito certas coisas sobre a Rose. :D

    ResponderExcluir
  9. Eu amooo essa série!
    Estou no quarto livro e continuo amando, mas as vezes a Rose me irrita bastante com algumas atitudes assim como a lissa.
    Adoro o Dimitiri.
    Eu também diferente de todo mundo, gostei do filme.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho uma amiga que é completamente apaixonada por essa série Mas a questão de livros envolvendo vampiros e outros seres Sobrenaturais já me deu um por muito repetitivo já Não suportei a série Crepúsculo e por causa dela não consigo mais digerir nenhum outro Vampiro

    ResponderExcluir
  11. Com a história de híbridos, lembrei da série Diários de vampiro, que amei. Não que eu seja fã de vampiros, mas tem aquelas histórias que me fascina. Procurarei saber mais sobre o livro e o filme, e tentarei dar uma oportunidade a série.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Mah
    Vi muito falar nessa série mas ainda não assisti e nem li.
    Mas gosto muito de livros que trazem esse sobrenatural como vampiros, híbridos e muito mais.
    No começo do ano assisti Diários de um Vampiro e me apaixonei pelo Stefan e Damon, sem palavras.
    Vou procurar pela série, obrigada pela dica, beijos!

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.