A caçadora de Dragões - Kristen Ciccarelli

Sinopse: Quando era criança, Asha, a filha do rei de Firgaard, era atormentada por sucessivos pesadelos. Para ajudá-la, a única solução que sua mãe encontrou foi lhe contar histórias antigas, que muitos temiam ser capazes de atrair dragões, os maiores inimigos do reino. Envolvida pelos contos, a pequena Asha acabou despertando Kozu, o mais feroz de todos os dragões, que queimou a cidade e matou milhares de pessoas — um peso que a garota ainda carrega nas costas.
Agora, aos dezessete anos, ela se tornou uma caçadora de dragões temida por todos. Quando recebe de seu pai a missão de matar Kozu, Asha vê uma oportunidade de se redimir frente a seu povo. Mas a garota não vai conseguir concluir a tarefa sem antes descobrir a verdade sobre si mesma — e perceber que mesmo as pessoas destinadas à maldade podem mudar o próprio destino. (Skoob)
CICCARELLI, Kristen. A Caçadora de Dragões. Iskari #1. Seguinte, 2018. 398 p.


Asha cresceu sabendo que foi a responsável, quando criança, por um grande ataque de Kozu, o mais forte dos dragões, que queimou metade de sua cidade. Corrompida pelo fascínio das histórias antigas, que são proibidas, Asha acredita que sua sina é causar destruição. Conhecida como Iskari - aquela que leva destruição e morte - a garota se torna caçadora de dragões e vê uma oportunidade de se redimir quando recebe a tarefa de matar o poderoso dragão. Só que sua jornada lhe mostra muitas verdades que a fazem repensar tudo o que foi ensinada a acreditar.

A Caçadora de Dragões, de Kristen Ciccarelli, é uma aventura deliciosa de acompanhar. A trama até tem alguns pontos que poderiam ser melhor abordados, mas, no meu caso, em que as leituras são qualificadas pelos sentimentos que elas provocam, pouco importam os conceitos racionais que poderiam fazer o enredo menos intenso.

Deixem-me explicar: a obra traz um conceito rígido de bem e de mal, sem intermédios, que tira um pouco a credibilidade de seus acontecimentos. O vilão, por exemplo, é mau porque é mau, simples assim, como se sua natureza fosse essa e não houvesse outra saída para ele além de prejudicar os outros. Ele não foi trabalhado, não foi aperfeiçoado, a autora não conseguiu construir suas camadas a ponto de transformá-lo em um personagem crível, daqueles que amamos odiar. Além disso, há uma descoberta mais para o fim do livro sobre outro personagem que muda tudo que havia sido mencionado sobre ele até então, como se ele tivesse se tornado um monstro, sem nada de bom a ser considerado. Depois de ler e racionalizar o livro, percebi que o enredo poderia ter sido enriquecido se abordasse esses aspectos de outra forma.

Por outro lado, para ser sincera, durante a leitura, esses detalhes não foram significantes. Fiquei tão envolvida com a trama que nem ao menos os percebi, até que olhasse mais friamente. O livro começa de uma forma lenta, já que o contexto do novo mundo criado pela autora é mencionado aos poucos, ao intercalar os conflitos próprios da protagonista com as histórias antigas, mas adquire velocidade da metade para o final, quando a protagonista começa a redescobrir suas próprias verdades.

Asha é uma protagonista forte e destemida e, se faltaram camadas para o vilão, isso não se aplica a ela. No início, ela usa suas marcas e seu porte assustador para esconder suas inseguranças e anseios. Ela não é uma personagem simpática, é odiada por muitos e usa isso a seu favor, mas não quer dizer que não sofra por sua situação. Ela quer tanto ser aceita que se deixa ser manipulada, faz tudo sem questionar as razões, mas, em certo ponto, começa a perceber que nem tudo é o que parece, passa a questionar conceitos sociais e se guia pelo que acha certo, não pelo que os outros lhe dizem ser.

Torwin é definitivamente o melhor personagem da trama. Não entendo como a autora conseguiu construir um personagem tão forte e tão doce ao mesmo tempo, mas ela fez isso de uma forma incrível. Mesmo sendo quase o oposto de Asha, é como se os dois se complementassem: enquanto ele traz o melhor dela à tona, ela o faz enxergar novas possibilidades. Adorei a parceria entre eles, ainda mais quando envolvia dragões - que, por sinal, são tão incríveis quanto Torwin, ou mais. As histórias antigas e a existência de dragões dão à trama um ar místico, o que, junto com as intrigas, os mistérios, os segredos e as reviravoltas do enredo, fazem o livro completamente viciante.

Senti falta também de aprofundamentos sobre outros personagens, como Dax, irmão de Asha, e Safire, prima dos dois. Pelo que pesquisei, o segundo livro da série trará a história de Roa e Dax, então espero que o terceiro conte um pouco mais sobre Safire, sem deixar de lado Asha, pois ainda há muito sobre ela para contar.

Para quem quer uma fantasia cheia de aventuras, reviravoltas e um pouco de romance, A Caçadora de Dragões é uma ótima indicação.
Ju
Ju

Apaixonada pela leitura desde a infância, tantos livros lidos que é impossível quantificar. Alguém que vê os livros como uma forma de viajar o mundo e lugares mais incríveis que possam ser criados pela imaginação, sem precisar sair do lugar. Tem o blog como uma forma de dividir experiências e, principalmente, as emoções que as leituras despertaram, para compartilhar idéias e aproveitar sugestões de leitura, envolvendo mais e mais pessoas em um mundo onde a imaginação não tem limites.

10 comentários:

  1. Desde que li a primeira resenha deste livro, me apaixonei por Asha,suas aventuras e claro,dragões.
    Apesar de achar que talvez tenha faltado um aprofundamento no lance dos dragões, todo o enredo parece se encaixar perfeitamente.
    Com a construção dos personagens e também do cenário.
    Já está na lista de desejados.
    Capa maravilhosa!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela, não falta aprofundamento nos dragões não, eu é que não quis falar muito porque tem muita surpresa na história!

      Excluir
  2. Esse livro ainda não me despertou interesse.
    Tem elementos que chamam atenção, mas também me parece que falta algo a mais.
    A resenha está incrível; e quem sabe mais pra frente eu queira ler algo que envolva dragões.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro adoro historias que envolvam dragões, são meus queridinhos rs. Já fiquei encantada pela personagem e por Torwen, preciso conhecê-los, pena o vilão não ter sido melhor trabalhado tem uns que dão um show. Gostei por ter mistério que adoro e reviravoltas deixa a trama mais eletrizante.

    ResponderExcluir
  4. Ju!
    Gosto de toda mitologia que envolve os Dragões.
    Pena que toda boa premissa do início que tornou a leitura mais lúdica, foi se perdendo no decorrer das páginas, causando um pouco de decepção por causa da cronologia.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju! Estou doida pra ler esse livro, curto muito fantasia, em especial com dragões, essa resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi essa história, a série promete.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Sinopse do livro parece maravilhosa e a premissa também eu inclusive ganhei ele na malinha do turista literário mas aí eu me liguei que fazia parte de uma série então só vou ler esse livro quando lançarem pelo menos metade da série aqui no Brasil porque eu odeio ter que ficar esperando editora e autores lançar em seus livros

    ResponderExcluir
  7. Oii Ju!!
    Qro mto ler esse livro para conhecer a escrita, confesso que com bem menas expectativas exatamente por essa falta de aprofundamento dos personagens, mas espero curtir a leitura.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Ju
    Desde que li a primeira resenha sobre esse livro me apaixonei pela premissa dele. Quero muito ler e me aventurar com os dragões, deve ser uma leitura fascinante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Esses livros adolescentes cheio de fantasias são demais. Gostei da història e também gostei o fato de ter bastante páginas, para não ser um livro corrido e sem graça. Basta ter oportunidade para eu ler.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.