A volta de Sherlock Holmes - Arthur Conan Doyle

Sherlock Holmes é o detetive mais amado de toda a literatura policial. Este volume de suas façanhas se inicia com seu retorno triunfante após a suposta morte nas mãos do Professor Moriarty! Temos aqui os 13 contos que compõem "A volta de Sherlock Holmes", na sequência em que foram originalmente publicados na Strand Magazine entre 1903 e 1904: A casa vazia, O construtor de Norwood, Os dançarinos, O ciclista solitário, A Escola do Priorado, Black Peter, Charles Augustus Milverton, Os seis Napoleões, Os três estudantes, O pincenê de ouro, O atleta desaparecido, A Granja da Abadia e A segunda mancha. (Skoob)
DOYLE, Arthur Conan. A volta de Sherlock Holmes. Sherlock Holmes #3. Zahar, 2011. 452 p.


Sherlock Holmes está de volta, com seu fiel escudeiro e biógrafo John Watson ao seu lado!

Depois de O problema final em As memórias de Sherlock Holmes e de dez anos sem notícias, com todos os fãs acreditando que ele havia morrido, Arthur Conan Doyle ressuscita esse célebre detetive consultor em A casa vazia, reunidas aqui com outros 13 contos em A volta de Sherlock Holmes.


"Quisera eu ter um desfecho mais feliz para comunicar a meus leitores; mas estas são as crônicas do fato e devo seguir, até sua lúgubre crise (...)."

Sinceramente, acho que todo mundo já está irritado com resenhas de Sherlock Holmes, o único detetive consultor do mundo. Eu mesma, só não parei de ler o livro porque não gosto de parar assim. Foi uma das piores decisões da minha vida literária ter decidido ler todos os 5 livros dessa série, que traz os contos originais de Sherlock Holmes, escritos por Arthur Conan Doyle, nas minhas férias, um atrás do outro. Elas acabaram e ainda falta 2 livros para ler!

Além de que, há o problema de que você fica cansada de ler o mesmo gênero. Ao menos, eu fico. Eu senti como se nada mais fosse me surpreender nessa vida. As boas novas são que irei deixar os outros 2 livros para ler mais para frente e fazer uma desintoxicação com outro gênero, de preferência um bem frívolo. Ainda não decidi minha próxima leitura.

Enfim, Sherlock Holmes. A volta dele. Na minha opinião, antes ele era um ser intocável e agora mostra-se mais humano, mais errado do que o normal, não que seja muitas vezes, apenas mais. Talvez seja Sherlock, talvez algo tenha mudado em todo o período que ele esteve longe, em suas aventuras apenas citadas; ou talvez seja Watson, descrevendo-o de forma mais bruta enquanto escreve a si mesmo mais como um salvador, ressentido por seu velho amigo ter escondido o fato de estar vivo e bem dele. Essas são as minhas próprias teorias sherlockianas, é claro, não fiquei imune a criá-las depois de ler tantas.

"- Seu hábito fatal de olhar para tudo do ponto de vista de uma história, e não como um exercício científico, arruinou o que poderia ter sido uma série instrutiva e até clássica de demonstrações. Você faz pouco caso de um trabalho do maior requinte e delicadeza para se alongar em detalhes sensacionalistas que podem excitar o leitor, mas certamente não o podem instruir.
- Por que você mesmo não as escreve? - perguntei com certo azedume.
- Farei isso, meu caro Watson, farei isso."

Não tenho nem muito sobre o que falar da história. Posso dizer que elas se mantêm constante. Ao longo de 3 livros e 37 contos, a escrita não decaiu, os personagens são bem trabalhados e algumas vezes você consegue descobrir o verdadeiro mistério e vilão/anti-herói da trama, mas na maioria das vezes você não chega nem perto da verdade.

Se As memórias de Sherlock Holmes terminou com a morte de Sherlock, A volta de Sherlock Holmes acaba com a triste notícia de que ele está aposentado, cultivando abelhas em Sussex, como conta nosso caro Watson no ultimo conto, A segunda mancha. Contudo há um quarto livro! O último adeus de Sherlock Holmes, que irei demorar um pouquinho para ler, graças a Deus.
Yuki Kurohime
Yuki Kurohime

9 comentários:

  1. Estou tão ansiosa para ler algo desse detetive depois de suas resenhas sobre ele. Nunca li nadinha e já estou ansiosa pela sua opinião a respeito do quarto livro. Sherlock aposentado, porém sempre amado, hahah.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que você fez igual a mim quando comprei a coleção inteira do André Vianco e disparei lendo vampiros e vampiros.rs
    Traumatizei tanto que até hoje tenho os pés atrás com livros do gênero.
    Por isso hoje em dia, até com séries na tv(quando são muitas temporadas) vejo uma, pulo para outra e só depois volto para a primeira. Pra não me cansar do mesmo assunto.rs
    Sherlock é maravilhoso, mas tem que ser em pequenas doses, senão perde o encanto.rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Bela!
    Imagino a ansiedade que é qrer ler toda a coleção e acabar enjoando de ler o msm gênero mas não dá pra parar né?
    Tbm fico sinto a msm coisa..
    Gostei de conhecer mais um livro da coleção!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Bela
    Até que nas sua férias você leu muito não deve ser fácil ler 3 livros de Holmes de um vez, agora pode dar oportunidade para outros livros que ficaram paridinhos por aí.
    Ainda não li nada do Holmes e quero muito ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Bela,
    Eu acho as histórias de Sherlock meio monótonas, as investigações dele tem mais inteligência do que ação, acredito que isso torne a história um pouco cansativa mesmo, principalmente lendo assim diretamente!
    Como eu já disse, nunca li nada sobre ele, e sendo sincera, até acho legal, mas não pretendo mudar isso tão em breve!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto das histórias de Sherlock, mas diferente de você eu não iria conseguir ler um atrás do outro. Acho que ia me sentir cansada da trama e gosto de intercalar as leituras.
    Mas gostei bastante dos livros da coleção!

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  7. Olá! Ainda não li nenhum livro do Sherlock Holmes, mas assisti todos os filmes e séries pra TV, sempre gostei muito de romance policial, detetive, pretendo ler todos algum dia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Bela!
    Ler as aventuras do Sherlock Holmes é sempre bom, peolo menos eu gosto.
    Ver seu retorno triunfal é excepcional.
    Os fãs ficaram ensandecidos com a morte dele e o autor teve que revivê-lo.
    Que a semana seja abençoada!
    “O prazer dos grandes homens consiste em poder tornar os outros felizes..” (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Não li nenhum livro do Sherlock, mas tenho vontade de conhecer suas aventuras, mesmo que seja em contos, gostei de saber que ele esta mais humano. Adoro os misterios que tem, bom só conheço os dos filmes. Acho que ler de uma vez deve cansar mesmo, por isso quando for ler, lerei aos poucos.

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.