Garota Exemplar - Gillian Flynn

Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?
FLYNN, Gillian. Garota Exemplar. Editora Intrínseca, 2013. 448 p.


Esse não é um livro novo e como a maioria já sabe, existe até uma adaptação cinematográfica inspirada na obra. Mas não posso deixar de dar minha opinião sobre ele e dizer que se tornou um dos meus favoritos da vida.

Amy e Nick Dunne são casados há cinco anos. E em seu aniversário de casamento, Nick sai para para trabalhar e pouco depois, recebe uma ligação de um vizinho informando que sua porta está aberta. Ao voltar para verificar o que aconteceu, Nick se depara com uma cena de crime, os móveis estão revirados e sua esposa sumiu. Uma grande investigação se inicia e a  cidade toda se envolve nas buscas. Além disso, Amy é filha de dois escritores que tem como personagem principal Amy Exemplar, uma versão "melhorada" de sua própria filha e esse fato colabora ainda mais para que o caso ganhe proporções ainda maiores e seja comentado em todo país.

Bom, esse foi o quarto livro da Gillian Flynn que li e não podia ter ficado mais feliz. Não sei o motivo de ter deixado esse para o final, mas fico feliz por não  ter prorrogado ainda mais a leitura, pois esse livro é maravilhoso, é capaz de provocar diversos sentimentos no leitor e desafiar a mente de uma forma única. A complexidade que a autora nos trouxe nessa obra é genial e capaz de agradar qualquer leitor de thrillers. 


Os personagens são bem trabalhados, o enredo é tão impressionante que é difícil acreditar que tenha saído de uma  cabeça só. A leitura nos mostra um casamento pouco convencional, que passa bem longe de qualquer conto de fadas. Além disso, nos mostra como o ser humano pode ser egoísta, calculista e cruel. 

Nick é um personagem que não demonstra tanto seus sentimentos, ou os demonstra de forma errada, principalmente nessa situação onde sua esposa está desaparecida e ele é o maior suspeito de ter cometido o crime. A forma como ele retrata a esposa não é uma das melhores, mas ainda assim, é difícil acreditar que ele tenha feito algo com ela. Durante a leitura minha opinião sobre ele divergia muito por causa de suas atitudes e foi difícil sentir empatia por ele.

Amy mantém um diário, onde revela um pouco sobre sua vida de casada. Lá ela conta que seu marido não é tão bom assim e que ela não está feliz por ter mudado para a cidade natal de Nick. Também é possível perceber que o casamento dos dois já não é como no começo e Amy quer reviver isso, trazer o marido para perto de si e ele não faz a menor questão que isso aconteça. Os capítulos são intercalados entre alguns dias desse diário, ou seja, conta sobre o que aconteceu antes de Amy sumir e em contra partida, os outros capítulos são narrados em primeira pessoa por Nick, durante todo o período de investigação.

Com esses dois pontos de vista, é bem difícil formar uma opinião. É complicado ter certeza do que está acontecendo e a autora faz questão de misturar um pouco mais as coisas em cada capítulo, então, se em determinado capítulo o leitor forma uma opinião, no seguinte a autora joga uma bomba e mostra que o não é exatamente aquilo que está acontecendo. Os personagens enganam, as evidências não são assim tão confiáveis, mas no final, tudo se encaixa perfeitamente.

Além disso, o livro possui algumas críticas, com relação a relacionamentos abusivos e manipulação da mídia. Essas questões estão presentes em todo momento, trazendo mais peso a obra e complementando o enredo principal. É muito nítida a influência que isso causa pois é retratado de uma forma intensa e real.

O livro é dividido em três partes, já na segunda, a narrativa muda um pouco e a leitura que estava um pouco lenta, ganha um ritmo melhor e mais bombas são jogadas no leitor. Nessa segunda parte eu imaginava o que estava por vir, mas não da forma que veio, então, fiquei extremamente chocada, incapaz de digerir o que estava acontecendo. 

E quando a gente acha que a autora cansou de surpreender, ela vem com a terceira parte, que é outra bomba pra fechar a história. Confesso que eu esperava mais, desejei um final mais explosivo, mas entendi o que a autora quis fazer e aceitei. Enfim, se você nunca leu algo da autora, eu recomendo que não perca mais tempo e comece a ler, garanto que valerá a pena.
Thuanne Hannah
Thuanne Hannah

10 comentários:

  1. Olá Thuanne!
    Eu li mtas resenhas sobre esse livro que me despertaram muito interessem em conhecer o enredo, parece ser uma leitura e tanto, já tenho ele nos desejados e estou na torcida pra que eu consiga ler em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Garota exemplar foi um livro que me surpreendeu demais. Passei semanas analisando os acontecimentos e fui totalmente envolvida pela trama. Uma hoe torcia pelo mocinho e outra hora pela mocinha. Não assisti o filme e talvez nem o faça porque gosto do suspense imaginário criado pela leitura que fiz. espero que o filme tenha sido fiel ao livro e para quem não leu indico totalmente.

    ResponderExcluir
  3. Eu amo a escrita da autora, li lugares escuros e adorei.
    Gosto quando livro se divide em partes e assim ajuda o leitor a compreender melhor a trama.
    Quero assistir o filme, mas preciso ler o livro antes.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  4. Thuanne!
    Pelo que senti foi totalmente arrebatada pelo livro e é tão bom quando um livro nos causa essa sensação.
    O livro tem um tema diferenciado e quando vem acompanhado do lado psicológico dos protagonistas e da mídia, fica ainda mais emocionante.
    Não li o livro... ainda.
    “É o coração que sente Deus e não a razão.” (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  5. Este livro com certeza foi um dos que mais me marcaram nessa vida! Gillian conseguiu construir um enredo tão magnífico que mesmo depois de tanto tempo do lançamento do livro, a gente ainda se pega criando todo o cenário só de olhar o título e capa do livro.
    Assisti também a adaptação e super recomendo, tanto livro, quanto filme!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Olá! Eu acho Garota Exemplar um dos melhores livros de suspense e mistério que já li, a escrita da Gillian Flynn é excelente, assisti o filme e gostei muito, achei um ótima adaptação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Thuanne,
    Já li o livro, assim como já assisti a adaptação, e olha, que obra!
    A autora me surpreendeu, ela me mostrou os personagens, depois veio e "transformou" cada um deles, como você eu nunca sabia no que acreditar...
    O que mais me incomodou na história foi o fato de ninguém falar sobre a negligência dia pais de Amy, achei eles bem babacas, por mais que tenham se preocupado com o sumiço da filha, erraram veio na questão dos livros.
    Enfim, também é um dos meus favoritos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nada da autora e agora fiquei bem curiosa, parece que a obra foi bem elaborada tanto nos personagens quanto na trama, adoro thriller e mistério, fiquei intrigada com o que aconteceu com a esposa. Adoro quando os autores enganam o leitor e não sabemos em quem confiar deixa a trama mais envolvente.

    ResponderExcluir
  9. Uma amiga me indicou Garota Exemplar há um tempinho. Não li, mas o que vejo é que parece uma obra completa, dividida, mas completa, surpreendente, cativante e que trabalha bem os temas propostos. Eu realmente quero ler, é tão elogiado que seria um crime não ler, hahah.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Thuanne
    Ainda não li nada da autora Gillian Flynn, mas quero muito ler.
    Vejo muitas pessoas comentando sobre seus livros, pela sua resenha o livro é maravilhoso, amo livros que me engana com muito suspense, investigação.
    Beijos

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.