A verdade sobre amores e duques - Laura Lee Guhrke

Sinopse: Henry Cavanaugh, duque de Torquil, anseia por uma vida ordenada e previsível. A única que o ajuda com isso era a mãe... até ela se apaixonar por um artista e decidir seguir o conselho amoroso de Lady Truelove, largando tudo para seguir os desejos do coração. Agora Henry vai exigir que a mulher mexeriqueira que deu aquele conselho imprudente o ajude a impedir que o nome da sua família acabe na lama. Irene Deverill é o que a sociedade londrina considera uma ovelha negra: dirige o jornal da família, é uma solteirona e tem orgulho disso! Mas ninguém sabe que ela possui um grande problema nas mãos: o duque de Torquil demanda que ela o ajude a resolver os problemas da sua família. Esse relacionamento forçado fará despertar nela sentimentos que nunca pensou possuir. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a editora.
GUHRKE, Laura Lee. A verdade sobre amores e duques. Querida conselheira amorosa... #1. Harlequin Books Brasil, 2018. 320 p.


"Não importa o que diga, ou como queira definir o sentimento, você a amava e, para mim, o amor nunca é um erro, mesmo que traga dor ou que não dure."

O livro conta a história de Herny, duque de Torquil, e de Irene Deverill, uma jovem solteirona, dona e editora de uma revista de fofocas e sufragista. Toda a relação existente dentre eles está nisso, nas fofocas da alta sociedade, até que Lady Truelove, pseudônino de Irene, que é uma colunista de conselhos amorosos, responde uma carta de "uma lady da sociedade", que é a duquesa de Torquil, mãe de Henry, querendo saber o que é melhor: fazer o que a sociedade espera e considera "certo" ou seguir seu coração?

Lady Truelove, sempre a favor do amor, sugere seguir o coração.

O duque de Torquil, não gostando nenhum pouco disso e do fato de sua mãe querer se casar com um salafrário sem nenhum título, que só quer o dinheiro dela, vai atrás de Irene e dá uma escolha de Hobson a ela, que é fazer a duquesa mudar de ideia ou ter seu único sustento arruinado e ela inserida na sociedade como uma lady.

Sem realmente uma escolha, Irene se muda para a casa do duque de Torquil, para ter mais oportunidade de convencer a duquesa... e aproxima-se de Henry Cavanaugh, o duque de Torquil.

"Como o senhor, ou meu pai, aliás, poderia pensar que este mundo, em que roupas são mais importantes que a bondade e a conveniência é mais valorizada que o amor, é um mundo no qual eu um dia iria querer viver?"

Uma nota para Oscar Wilde, por favor. Eu nem o conheço direito e foi uma surpresa encontrar uma referência a uma de suas peças, porque o livro que eu li antes desse foi o único feito por esse autor. É uma daquelas observações que não muda em nada a vida, mas te deixa feliz, porque eu entendi a referência e poderia ter perdido ela, ter pensado que era mais um nome inventado e não era.

Ainda no clima O retrato de Dorian Gray, acho que eu esperava uma linguagem mais... formal. Não é que esse livro teve coloquialismo, mas cadê as conversas em segunda pessoal? Cadê os tu e os vós? Cadê a tradução do que estava sendo dito? Obrigada por não ter nada disso, Laura Lee Guhrke!

Enfim, de volta ao livro em questão.

Fazia tempo que eu não lia um romance de época e quando vi a oportunidade de ler A verdade sobre amores e duques a agarrei. Como não, com essa capa maravilhosa? Eu não sou muito fã com pessoas na capa, mas essa está linda. E o livro foi bom, embora não surpreendente. É um livro leve, fácil de ler; a única coisa desanimadora é que nem tem muita ambientação da época, eu senti como se estivesse lendo um livro que se passa agora, no final do século XX, e eu esperava algo mais bem trabalhado em relação a isso. Eu esperava me sentir lá, naquela Londres, mas bem que poderia ser essa Londres de agora mesmo.

"- Você quer mudar o mundo, querida - acrescentou, sorrindo com tanta ternura que o momento de apreensão de Irene se esvaiu. - E estou acostumado demais em me contentar com o mundo do jeito que ele é."

Fora isso, não houve nenhum outro problema, contudo também não tem nada digno de nota, nada que me fizesse ficar maravilhada e querer falar dele para todos e recomendar, não foi um livro que eu não consegui parar de ler por um segundo que fosse. É um bom livro, só que não tem aquele aprofundamento nos personagens e aqueles detalhes pequenos que me fez apaixonar-me por eles. Foi apenas mais um livro, mais alguns personagens, e quando você está lendo não é ruim, é uma distração bem vinda, mas também não me dá um monte de assunto para falar dele agora e aumentar essa resenha.

A verdade sobre amores e duques é um daqueles livro que, quando você termina, você termina. Eu terminei a história e não fiquei pensando sobre ela depois, numa ressaca literária e num profundamente questionamento de "por que você tinha que acabar?!". Se você procura um bom livro para ler, sem que te prenda depois, seja bem vindo.



Yuki Kurohime
Yuki Kurohime

14 comentários:

  1. Olá! Esse livro já está na minha lista de leitura, curto muito romance de época e essa sua resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi tudo que foi dito aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olha, até que enfim um livro de época que não seja romance clichê. Adorei! Faz tempo que desisti desse gênero justamente por ter sempre a mesma historia, mulheres de gênio forte e homens lindos, ricos e que não querem saber de nada até serem domados. Essa historia é inusitada e entrou para a lista dos desejados cortando o jejum ahahahah.
    Tambem não gosto de capas com pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bela
    Nossa é um milagre que esse livro não faz ficar de ressaca e nem preso a estória.
    Preciso de livros assim, quando tiver a oportunidade vou ler.
    Gosto de romances, mas romances de época fujo deles quase nem leio. Fiquei um pouco curiosa se Irene consegue convencer a mãe do conde.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Bela!
    Amo também romances históricos e muito.
    Aqui parece que por ambos terem uma personalidade forte, será difícil o entendimento, mas acredito que no final, ela aconteça de forma grandiosa.
    Boa semaninha e mês de julho!
    “Palavras gentis não custam muito, e ainda assim conquistam muito. (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  5. Gosto de romances de época, mas esse parece que deixa a desejar no quesito época e em surpreender que é muito bom quando encontramos um livro assim. Pensei que seria mais divertido também com essa historia da Irene morar na casa do Duque e que teria algumas briguinhas entre eles. Deve ser uma leitura agradável sem grandes expectativas.

    ResponderExcluir
  6. Olá Bela.
    Vs pe a segunda pessoa q leio essa resenha e menciona o Oscar White kkkkkkk
    Eu gosto de romances de epocas, embora faça tempo q nao leio um, mas pelo q descreveu concordo q me parece um leve q nao te deixa de ressaca, talvez possa ser usado para te tirar dela, com isso gosto mais, como vivo de ressaca gosto de ler livros leves para aliar a tensão. Agora, imagina o q passou na cabeça da senhorita cupido qndo foi obrigar a desfazer o "mal feito feito" kkkk, deve ter bufado aos montes, mas no fim das contas se apaixonando Henry.

    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Sou fã de romances de época, ainda mais quando eles vem carregados com referências de peso desta forma.rs
    Mas também já li algumas resenhas não tão positivas sobre este livro. Não, não acredito que seja uma história ruim, tanto que desejo muito ler a obra sim,mas este aprofundamento nos personagens é essencial, principalmente para romances de época. Uma pitada de bom humor também não faria mal.rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Olá Bela!

    Eu to numa vibe muito romance época ultimamente e toda dica que to vendo to pondo na lista, adorei esse, quero muito ler, apesar de não ter tantos detalhes assim da época como você disse; mas gostei porque me parece que foge de alguns clichês de livros desse gênero e por ser uma leitura leve e rápida também.
    A capa é realmente linda.

    ResponderExcluir
  9. Olá Bela!
    Eu estou acompanhando sobre esse livro e cada vez mais adorando conhecer opiniões diferentes sobre o enredo, eu amo o gênero e estou aqui na torcida pra que chegue uma oportunidade logo pra eu ler e conhecer mais os personagens e a escrita tbm.
    Amei essa capa!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Eu sou apaixonada por romance de época, ainda quando é com Duques!
    Parece ser um livro muito gostoso de ler, com várias cenas engraçadas.
    Adorei a dica, já quero.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  11. Oi Bela,
    Não nego que sou fã de romances de época, mas, o que mais me encanta nesses livros são a ambientação, aquele charme da local e época em que se passam sabe? É uma pena que a história não tenha passado tanto isso... Maaas, eu gostei bastante do que foi apresentado, é clichê, sem dúvidas, mas achei bonita a história, e adorei ver como uma "mocinha de época" fugiu do padrão trabalhando com jornalismo!
    Eu também sou apaixonada por essa capa, ao contrário de você adoro capas com pessoas, rs. Eu pretendo ler o livro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Confesso que o livro não tem um titulo lá dos que te faz querer ler. Porém, fiquei bem curiosa em relação a essa história, pois achei a premissa interessante e diferente, além de adorar romances de época. Mas fiquei mais curiosa sobre a Irene.

    ResponderExcluir
  13. O que achei interessante nesse livro é a independência da mocinha ao dirigir um jornal, algo que para mim é incomum em um romance de época. Mas gostei bastante da resenha, enfim um livro diferente, sem ser repetitivo. Adorei!

    ResponderExcluir
  14. Tenho que confessar que esse livro não me atraiu tanto. Planejo me aventurar em romances de época, mas a sinopse não me empolgou e gosto de livros que toquem, que fazem o leitor sentir algo, inclusive a falta dele quando a leitura acaba :')

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.