As aventuras de Sherlock Holmes - Arthur Conan Doyle

Sir Arthur Conan Doyle virou uma página na história da literatura policial ao criar Sherlock Holmes, seu maior personagem. Detetive mais amado de todos os tempos, ícone da virada do século XIX para o século XX e símbolo de uma Inglaterra cavalheiresca e genial, mas também problemática e ambígua, Holmes tem agora suas aventuras reunidas numa edição comentada e ilustrada. A série, com todas as histórias protagonizadas pelo detetive e seu fiel escudeiro Watson (a ser publicada em cinco volumes). O primeiro volume traz, na seqüência em que foram originalmente publicados na Strand Magazine entre 1891 e 1892, os 12 contos que compõem "As Aventuras de Sherlock Holmes": Escândalo na Boêmia, A Liga dos Cabeças Vermelhas, Um caso de identidade, O mistério do vale Boscombe, As cinco sementes de laranja, O homem da boca torta, O Carbúnculo Azul, A banda malhada, O polegar do engenheiro, O nobre solteirão, O Diadema de Berilos e As Faias Acobreadas. (Skoob)
DOYLE, Arthur Conan. As aventuras de Sherlock Holmes. Sherlock Holmes #1. Zahar, 2006. 495 p.


Sherlock Holmes, o Grande Detetive, e o nosso caro Watson, o Bom Doutor, não são simples personagens criados pelo Sir Arthur Conan Doyle, mas pessoas reais. Mesmo que seja difícil acreditar que exista alguém como Holmes em nosso mundo medíocre, isso é o que os fãs ferrenhos de Sherlock acreditam. E vocês? E eu?

Eu realmente acredito que Sherlock Holmes é um personagem, e não que Watson é o escritor e Arthur é o agente literário, porque... Como pode haver um Sherlock na vida real? Quem tem habilidades tão notáveis na arte de observação e dedução? Eu me sinto reconfortada pela ideia de que não tem um Professor Moriaty nas sombras, espreitando.

"(...) depois que se excluiu o impossível, o que sobra, por mais improvável que seja, deve ser a verdade."

O livro está cheio de ilustrações e notas, essas que tentam encaixar os fatos fictícios na vida real. Elas são, em sua maioria, para quem é um sherlockiano e acredita em todos aqueles fatos e os estuda, compara todos os seus livros, salvo raras exceções que apresentam histórias interessantes. Eu adoro ler elas para encontrar algo assim, embora saia pulando aquelas que não me agradam.

Ao que parece, o Cânone (história que segue o original) deriva de Sherlock Holmes. Quem diria? Existiam tantas histórias baseadas em Sherlock Holmes, oficialmente lançadas, que eles usaram esse termo para tudo que faz parte desse universo, que não aparece nos livros de Sir Arthur Conan Doyle, é parte do Canon.

Voltando para as notas, achei engraçado uma que falava sobre como Sherlock Holmes não está morto, porque seu óbito apareceria no Times e aqueles que acham que ele é apenas um personagem fictício não serão levado a sério, porque essa obra é séria. Isso é perfeito e eu não sei se rio ou fico admirada com essa devoção. Ambos.

O prefácio escrito por John Le Carré é magnífico, é uma resenha de Sherlock praticamente, é a melhor resenha que eu já li da história e, se não estava animada antes (eu estava), eu teria ficado depois de lê-lo. Eu queria colocá-lo aqui para que o lessem, porque ele é uma análise crítica bem feita e engraçada, que expõe personagens e acontecimentos que é importante para a história.

"(...) as pequenas coisas são infinitamente as mais importantes."

A única coisa que eu tenho discordar desses estudiosos sherlockianos é que Sherlock é apaixonado por Irene. Eu esperava mais daquela que é A Mulher. Ela, inteligente, superou Sherlock e ele guardou uma fotografia dela, contudo isso não significa necessariamente que ele é apaixonado por ela. Por céus, ela só apareceu uma vez, somente nesse caso! Sherlock pode muito bem guardar fotografias daqueles que saem melhor do que ele. Eu prefiro muito mais a teoria que sugere um caso entre Sherlock Holmes e John Watson... aparece até nas notas.

Entramos agoras nas teorias, melhor momento para entrar nelas, e é uma que acho crível. Eu não lembro agora em qual dos 12 casos desse livro que aparece, mas diz claramente que Watson tem um machucado de guerra no ombro, quem conhece a história (leu algo, assistiu... recomendo Sherlock da BBC) sabe que o ferimento dele é na perna, então como? Eu até pensei que estivesse enganada, mas depois surge um anexo que apresenta a teoria de que existem dois Watson, John e James, irmãos gêmeos, que são médicos e foram para a guerra, um voltou com ferimento no ombro e o outro na perna, e ambos já foram colegas de quarto de Holmes. Será?

"- Começo a achar, Waston - disse Holmes - que cometo um erro ao explicar. 'Omne ignotum pro magnifico' (tudo que é desconhecido passa por esplêndido), você sabe, e minha reputação, já modesta, ficará arruinada se eu continuar sendo tão franco."

A narração feita pelo Dr. John Watson, diretamente ou através da imaginação de Sir Arthur Conan Doyle, é o que torna a história instigante para todos apesar da idade e do tempo, concordo com John Le Carré em seu prefácio. Tudo é feito de maneira direita e sem tanto floreio, e é isso que faz a história boa para ler, tudo passa super rápido. Cada conto tem entre 20 e 30 página e a história avança rápido por causa disso, apesar das notas atrasarem um pouco. Mas você pode sempre pular elas como eu.

Eu não sei nem o que falar dos personagens, porque acho que a grande maioria já conhece de alguma forma eles, nem que seja de uma forma bem abstrata. Quem nunca ouviu falar de Sherlock Holmes? A maioria dos romances policiais hoje em dia apresenta uma dupla de personalidades parecidas, em que um é cérebro e o outro o coração. Sherlock está muito longe da compreensão, mas nosso caro Watson é o alvo das nossas empatias e conforme lemos somos ele, somos o protagonista-narrador-leitor, descobrimos como a brilhante mente desse detetive consultor trabalha e qual é o mistério por trás dos casos que chegam a ele.
Yuki Kurohime
Yuki Kurohime

10 comentários:

  1. Oi Bela!
    Eu nunca li livros de Sherlock acredita?
    Eu vi o filme apenas e curti mto, tenho mta curiosidade em conhecer os livos tbm, parecem mto bons.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Eu amo os livros do Sherlock Holmes.
    Achei bem legal essa edição, não conhecia e fiquei bastante interessada apesar de achar que irei passar algumas páginas.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  3. Bela!
    Sempre gostei da personagem Sherlock Holmes e esse livro parece ótimo com os contos do Watson.
    Como amo livros policiais, adoraria fazer a leitura.
    Ainda mais que é ilustrado, deve ser genial.
    Desejo uma semaninha de luz e paz!
    “É o coração que sente Deus e não a razão.” (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  4. Sherlock é um dos personagens que mais admiro no mundo inteiro e sempre faço questão de ler alguma coisa sobre ele ou ver alguma série ou filme sobre(aliás, a série Sherlock é maravilhosa)
    Doyle é um dos grandes clássicos da nossa literatura mundial e não tem como chegar em um post assim e não ficar com os olhos brilhando.
    Com certeza, se tiver oportunidade, quero muito conhecer, ter e ler todas estas aventuras!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro os filmes do Sherlock Holmes, assim como também a série. Aposto que seria bem legal dar uma oportunidade a leitura, pois todo mundo sabe é as adaptações mudam muitas coisas. Adoro a personalidade do Sherlock, além de tudo ser envolvente é muito bom de curtir.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Curto muito literatura policial e o Sherlock Holmes é o personagem favorito nesse gênero, assisti todos os filme e série, mas ainda não li nenhum livro, quero muito fazer isso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Bela,
    Me sinto um peixe fora d'água... Nunca li nada, nada, sobre Sherlock Holmes, nem mesmo assisti a adaptações, maaas, a meu favor, pretendo mudar isso em breve.
    Percebi que o livro na verdade é mais para os "fãs" do personagem, como não o conheço não sei dizer se ele pode ou não ser real, mas para quem gosta, bem, porque não imaginar que sim?!
    Bem legal como o livro foi escrito, com notas e ilustrações.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esses contos, mas ainda não li nenhum livro do Sherlock só assisti os filmes, tenho vontade de ler, deve ser uma leitura muito instigante e envolvente com esses mistérios. Gosto quando o autor não fica enrolando e vai direto ao assunto, só não gosto das notas acabamos perdendo tempo com elas.

    ResponderExcluir
  9. Sempre quis ler o Sherlock. Ele é um personagem tão amado e único. Gostei bastante dos detalhes que descreveu da edição: com ilustrações e notas.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Bela
    Gosto muito de Sherlock mas anda não li os livros assisto filmes e as séries sobre Holmes.
    Quero muito ter oportunidade de ler esses livros as edições estão lindas com ilustrações e anda comentadas, deve ser maravilhosa a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.