Sinopse: Uma das declarações de amor mais conhecidas e emocionantes de nosso tempo, este livro é também uma afirmação comovente de companheirismo entre duas pessoas apaixonadas."Você está para fazer 82 anos. Encolheu seis centímetros, não pesa mais do que 45 quilos e continua bela, graciosa e desejável. Já faz 58 anos que vivemos juntos, e eu amo você mais do que nunca." Assim André Gorz inicia sua carta de amor a Dorine, mulher ao lado de quem ele passou a vida e que há alguns anos sofria de uma doença degenerativa incurável.Como um dos principais filósofos do pós-guerra francês, Gorz escreveu inúmeros livros influentes, mas nenhuma de suas obras será tão amplamente lida e lembrada quanto esta carta simples e bela, em que ele rememora tanto a história de companheirismo, amor e militância do casal como a trajetória intelectual que percorreram juntos.Um ano após a publicação de Carta a D., um bilhete encontrado na casa onde moravam fez as vezes de pós-escrito à narrativa: André e Dorine tiraram a própria vida juntos, numa renúncia comovente a viver sozinhos. (Skoob)GORZ, André. Carta a D.: História de um amor. Companhia das Letras, 2018. 112 p.
Livro recebido como cortesia da Editora.
Carta a D. - André Gorz
Arquivado em: Companhia das Letras, resenhasSinopse: Uma das declarações de amor mais conhecidas e emocionantes de nosso tempo, este livro é também uma afirmação comovente de companheirismo entre duas pessoas apaixonadas."Você está para fazer 82 anos. Encolheu seis centímetros, não pesa mais do que 45 quilos e continua bela, graciosa e desejável. Já faz 58 anos que vivemos juntos, e eu amo você mais do que nunca." Assim André Gorz inic...
Leia MaisA Caçadora de Dragões - Kristen Ciccarelli
Arquivado em: Editora Seguinte, resenhasSinopse: Quando era criança, Asha, a filha do rei de Firgaard, era atormentada por sucessivos pesadelos. Para ajudá-la, a única solução que sua mãe encontrou foi lhe contar histórias antigas, que muitos temiam ser capazes de atrair dragões, os maiores inimigos do reino. Envolvida pelos contos, a pequena Asha acabou despertando Kozu, o mais feroz de todos os dragões, que queimou a cidade e matou milhares de pessoas — um peso que a garota ainda carrega nas costas. Agora, aos dezessete anos, ela se tornou uma caçadora de dragões temida por todos. Quando recebe de seu pai a missão de matar Kozu, Asha vê uma oportunidade de se redimir frente a seu povo. Mas a garota não vai conseguir concluir a tarefa sem antes descobrir a verdade sobre si mesma — e perceber que mesmo as pessoas destinadas à maldade podem mudar o próprio destino.
Livro recebido como cortesia da Editora.
Sinopse: Quando era criança, Asha, a filha do rei de Firgaard, era atormentada por sucessivos pesadelos. Para ajudá-la, a única solução que sua mãe encontrou foi lhe contar histórias antigas, que muitos temiam ser capazes de atrair dragões, os maiores inimigos do reino. Envolvida pelos contos, a pequena Asha acabou despertando Kozu, o mais feroz de todos os dragões, que queimou a cidade e ma...
Leia MaisConjunto de Ganhadores #28
Arquivado em: Conjunto de GanhadoresOi pessoal, tudo bem? Hoje quero mostrar mais algumas fotos que recebi com os prêmios sorteados aqui no blog. Adoro saber que os livros chegaram bem aos seus novos donos, então sempre peço para quem é sorteado nas promoções dividir aqui comigo as imagens deles. Pode me marcar nas redes sociais, enviar por e-mail, tudo vale! rsrs A primeira foto é da Maíra e já é antiga, mas eu percebi q...
Leia MaisReconstruindo Amelia - Kimberly McCreight
Arquivado em: Editora Arqueiro, resenhasSinopse: Kate Baron, uma bem-sucedida advogada, está no meio de uma das reuniões mais importantes de sua carreira quando recebe um telefonema. Sua filha, Amelia, foi suspensa por três dias do Grace Hall, o exclusivo colégio particular onde estuda. Como isso foi acontecer? O que sua sensata e inteligente filha de 15 anos poderia ter feito de errado para merecer a punição?MCCREIGHT, Kimberly. Reconstruindo Amelia. Arqueiro, 2014. 352p.
Sua incredulidade, no entanto, vai aos poucos se transformando em pavor ao deparar, no caminho para o colégio, com um carro de bombeiros, uma dúzia de policiais e uma ambulância com as luzes desligadas e portas fechadas.
Amelia está morta.
Aparentemente incapaz de lidar com a suspensão, a garota subiu no telhado e se jogou. O atraso de Kate para chegar a Grace Hall foi tempo suficiente para o suicídio. Pelo menos essa é a versão do colégio e da polícia.
Em choque, Kate tenta compreender por que Amelia decidiu pôr fim à própria vida. Por tantos anos, as duas sempre estiveram unidas para enfrentar qualquer problema. Por que aquele ato impulsivo agora?
Suas convicções sobre a tragédia e a própria filha estão prestes a mudar quando, pouco tempo depois do funeral, ela recebe uma mensagem de texto no celular:
Amelia não pulou.
Alternando a história de Kate com registros do blog, e-mails e posts no Facebook da filha, Reconstruindo Amelia é um thriller empolgante que vai surpreender o leitor até a última página. (Skoob)
Sinopse: Kate Baron, uma bem-sucedida advogada, está no meio de uma das reuniões mais importantes de sua carreira quando recebe um telefonema. Sua filha, Amelia, foi suspensa por três dias do Grace Hall, o exclusivo colégio particular onde estuda. Como isso foi acontecer? O que sua sensata e inteligente filha de 15 anos poderia ter feito de errado para merecer a punição? Sua incredulidade,...
Leia MaisUm de nós está mentindo - Karen McManus
Arquivado em: Galera Record, resenhasCinco alunos entram em detenção na escola e apenas quatro saem com vida. Todos são suspeitos e cada um tem algo a esconder. Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta? Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus. (Skoob)
Cinco alunos entram em detenção na escola e apenas quatro saem com vida. Todos são suspeitos e cada um tem algo a esconder. Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade...
Leia MaisOs Segredos dos Olhos de Lady Clare - Carol Townend
Arquivado em: Harlequin, resenhasSinopse: Enquanto investiga a causa do aumento de bandidos em Troyes, sir Arthur Ferrer encontra a misteriosa Clare, uma possível filha ilegítima do conde de Fontaine, da Bretanha. Ele então percebe que ela pode ser a chave para a sua própria salvação. A honra exige que Arthur a leve até o pai para que possa ser reconhecida, mas o desejo prefere que ela fique em seus braços.
Será possível conciliar honra e desejo?
A autora Carol Townend mais uma vez convida as leitoras para uma viagem inesquecível de volta a condados, cortes e reinos e às incríveis histórias de amor entre nobres da (nem tão) alta sociedade da época. (Skoob)Livro recebido em parceria com a Editora.
Sinopse: Enquanto investiga a causa do aumento de bandidos em Troyes, sir Arthur Ferrer encontra a misteriosa Clare, uma possível filha ilegítima do conde de Fontaine, da Bretanha. Ele então percebe que ela pode ser a chave para a sua própria salvação. A honra exige que Arthur a leve até o pai para que possa ser reconhecida, mas o desejo prefere que ela fique em seus braços.Será possível conci...
Leia MaisPromoção: O que Alice esqueceu
Arquivado em: Editora Intrínseca, PromoçõesAs inscrições serão feitas por meio da ferramenta Rafflecopter. Para os que ainda têm dúvidas sobre como utilizá-la, podem ver este tutorial aqui. As inscrições são válidas até dia 15 de julho, e o resultado será divulgado em até 7 dias, neste mesmo post.
Olá queridos, o que acharam das postagens da #SemanaEspecialLianeMoriarty? Depois da resenha de O que Alice Esqueceu e de discutirmos outros livros de Liane Moriarty e os diversos temas presentes nas obras da autora, que tal encerrar a semana com um sorteio de um exemplar do mais novo lançamento da Editora Intrínseca? Espero que vocês participem muito porque esse livro é incrível!...
Leia MaisContagem Regressiva - Ken Follett
Arquivado em: Editora Arqueiro, resenhasSinopse: Certa manhã, um homem acorda no chão de uma estação de trem, sem saber como foi parar ali. Não faz ideia de onde mora nem o que faz para viver. Não lembra sequer o próprio nome. Quando se convence de que é um morador de rua que sofre de alcoolismo, uma matéria no jornal sobre o lançamento de um satélite chama sua atenção e o faz desconfiar de que sua situação não é o que parece.
O ano é 1958 e os Estados Unidos estão prestes a lançar seu primeiro satélite, numa tentativa desesperada de se equiparar à União Soviética, com seu Sputnik, e recuperar a liderança na corrida espacial.
À medida que Luke remonta a história da própria vida e junta as peças do que está por trás de sua amnésia, percebe que seu destino está ligado ao foguete que será disparado dali a algumas horas em Cabo Canaveral.
Ao mesmo tempo, descobre segredos muito bem guardados sobre sua esposa, seu melhor amigo e a mulher que ele um dia amou mais que tudo. Em meio a mentiras, traição e a ameaça real de controle da mente, Luke precisa correr contra o tempo para conter a onda de destruição que se aproxima a cada segundo. (Skoob)
Livro recebido em parceria com a Editora.
Na trama, Luke acorda sem memória nenhuma sobre sua vida, ainda que consiga lembrar de outros conhecimentos não biográficos, como matemática, história e inglês. A princípio, não sabe nem mesmo seu nome, mas tudo parece querer lhe convencer de que é um morador de rua. O problema é que algumas coisas não fazem sentido para ele, então ele resolve descobrir quem ele é e porque perdeu a memória.
A trama construída por Ken Follett é absolutamente viciante. Assim como Luke, o leitor também não faz ideia de como o protagonista foi parar naquela situação, então os detalhes são descobertos junto com o personagem. É instigante acompanhar as relações feitas por Luke, detalhes que ele descobre sobre si mesmo para continuar sua busca. Afinal, ele não sabe nada sobre si mesmo, então de que ponto ele poderia partir para buscar algo? Essas maquinações o levam de detalhe em detalhe, até finalmente chegar a pessoas que podem auxiliá-lo, amigos do passado.
Os capítulos se intercalam, tanto entre os personagens, quanto em relação à época. No que se refere ao ponto de vista, o texto vai além da visão de Luke, pois mostra também outros personagens, como Elspeth, Anthony e Billie, sempre em terceira pessoa. Além disso, enquanto alguns capítulos se passam em 1958, ano do lançamento do satélite espacial americano, em plena Guerra Fria, outros retornam para 1943 para mostrar os personagens quando jovens, ainda em Harvard, na época da Segunda Guerra Mundial, e como a amizade entre eles surgiu.
Embora mostre a visão de todos eles, ainda assim é difícil saber suas intenções. É quase como se eles não gostassem de admitir seus defeitos nem para eles mesmos, o que impede de saber quem está de que lado. O próprio Luke pode ser o "vilão", pois ele nem lembra o que fez até perder a memória. Essa construção é quase enlouquecedora, porque se quer logo compreender o que aconteceu, o que nos faz devorar as páginas para desvendar o mistério.
Sinopse: Certa manhã, um homem acorda no chão de uma estação de trem, sem saber como foi parar ali. Não faz ideia de onde mora nem o que faz para viver. Não lembra sequer o próprio nome. Quando se convence de que é um morador de rua que sofre de alcoolismo, uma matéria no jornal sobre o lançamento de um satélite chama sua atenção e o faz desconfiar de que sua situação não é o que parece. O ano...
Leia MaisSe você abrir um livro de Liane Moriarty, não tenha dúvida que irá encontrar:
a) conflitos familiares: Liane não economiza nesses conflitos, que, em geral, movimentam suas tramas. Ela aborda sem medo as difíceis relações entre pais e filhos, principalmente na época da adolescência, as dificuldades do casamento, seja pelo desgaste da relação ou por alguma traição, a competitividade natural entre irmãos, os sentimentos conflitantes em relação às pessoas que amamos, os traumas que os adultos carregam por causa dos pais, entre outros. A autora consegue se aprofundar nas minúcias das questões psicológicas de seus personagens e das dificuldades das relações humanas e, mesmo que seus enredos sejam bastante cotidianos, ela disseca essas relações, como vi em poucas obras.
b) mulheres fortes: as mulheres sempre estão no centro das histórias criadas por Liane Moriarty e, ainda que cada uma delas seja exatamente como eu e você, cheia de inseguranças, defeitos e problemas para resolver, a autora consegue mostrar o quanto uma mulher consegue se desdobrar para fazer tudo dar certo. Em alguns casos, suas personagens vão muito além do que acreditam que podem suportar, pelo bem daqueles que amam.
c) transformações: Liane sabe como ninguém abordar as transformações pelas quais as pessoas passam durante sua vida. Todos os seus livros mostram, por exemplo, ao analisar seus personagens, os reflexos da infância e das referências para a construção de sua vida adulta. Mas não é só isso; a autora consegue mostrar como a rotina nos transforma, como o peso das responsabilidades nos moldam e como as pequenas decisões podem implicar grandes mudanças. O mais interessante disso é que, ao lermos um livro da autora, conseguimos visualizar exatamente que ponto representou tal mudança. Mas e quanto às nossas vidas reais? O quanto mudamos e o que causou isso? Sempre que leio seus livros, não consigo evitar de analisar as transformações pelas quais passou minha própria vida.
d) crises nos relacionamentos: ainda que esse tema esteja diretamente relacionado aos itens "a" e "c", achei relevante trazer um tópico específico para ele. Isso porque é um tema bem central trazido nas obras de Liane Moriarty, em especial quando se tratam de casamentos de muitos anos. Vamos ser sinceros: as pessoas mudam, os sentimentos mudam e às vezes aquilo que relacionamento se tornou talvez não seja mais suficiente. Depois de anos, não há mais aquele sentimento do início, aquela sensação de descoberta, a rotina e o cansaço vão tomando conta e, por consequência, as brigas também. Liane mostra muito bem essa transformação em seus livros e nos faz ficar divididos entre manter aquilo que um dia foi tão bom ou tentar buscar algo novo e melhor. São ilustrações sinceras e dolorosas sobre relacionamentos, mas extremamente verdadeiras.
e) relatos sinceros sobre sentimentos: Nos livros de Liane, seus personagens são demonstrados por inteiro, sem máscaras. A autora vai ao âmago do ser humano e não esconde nada - seja o que há de melhor, seja o pior. Inveja, raiva, egoísmo, amor, doçura, tudo está escancarado e misturado. Por isso mesmo, seus personagens são sempre tão reais e é fácil se identificar com eles, o que contribui muito também para o sentimento de empatia. Em suas tramas, a autora sempre insere aquela percepção, por algum personagem, de que a vida do outro é melhor, perfeita; mas Liane faz questão de desconstruir todos esses mitos e mostrar que todo mundo tem problemas.
f) perdão: Ironicamente ou não, todos os livros da autora terminam com algum tipo de perdão. Liane mostra que o perdão é um processo, uma decisão difícil, e que perdoar é uma forma linda de se livrar da dor. Claro que não é fácil, mas isso não significa que seja ruim.
Esses itens são só alguns dos temas bastante comuns nos livros de Liane Moriarty, mas existem outros que estão presentes, como a dificuldade de criação de filhos, o desejo de ter filhos, inseminação artificial, adoção, esperanças e frustrações dos personagens, entre muitos outros. Os livros são sempre muito ricos na análise humana e, talvez por isso, tão apaixonantes.
O que Alice esqueceu é o novo lançamento da autora Liane Moriarty pela Editora Intrínseca e chegou às livrarias no último dia 15. O livro havia sido lançado no Brasil há alguns anos, com o título As lembranças de Alice, mas agora ganhou uma nova edição, com capa semelhante aos demais livros da autora lançados pela Editora. Para comemorar o lançamento, a Editora Intrínseca convidou os blogs pa...
Leia MaisO que Alice esqueceu é o novo lançamento da autora Liane Moriarty pela Editora Intrínseca e chegou às livrarias no último dia 15. O livro havia sido lançado no Brasil há alguns anos, com o título As lembranças de Alice, mas agora ganhou uma nova edição, com capa semelhante aos demais livros da autora lançados pela Editora. Para comemorar o lançamento, a Editora Intrínseca convidou os blog...
Leia MaisO que Alice esqueceu - Liane Moriarty
Arquivado em: Editora Intrínseca, resenhasSinopse: Alice tinha certeza de que era feliz: aos 29 anos, casada com Nick, um marido lindo e amoroso, aguardando o nascimento do primeiro filho rodeada pela linda família formada por sua irmã, a mãe atenciosa e a avó. Mas tudo parece ir por água abaixo quando ela acorda no chão da academia... dez anos depois!
Enquanto tenta descobrir o que aconteceu nesse período, Alice percebe que se tornou alguém muito diferente: uma pessoa que não tem quase nada em comum com quem ela era na juventude e, pior, de quem ela não gosta nem um pouco.
Ao retratar a vida doméstica moderna provocando no leitor muitas risadas e surpresas, Liane Moriarty constrói uma narrativa ao mesmo tempo ágil e leve sobre recomeços, o que queremos lembrar e o que nos esforçamos para esquecer. (Skoob)
Livro recebido em parceria com a Editora.
Sinopse: Alice tinha certeza de que era feliz: aos 29 anos, casada com Nick, um marido lindo e amoroso, aguardando o nascimento do primeiro filho rodeada pela linda família formada por sua irmã, a mãe atenciosa e a avó. Mas tudo parece ir por água abaixo quando ela acorda no chão da academia... dez anos depois! Enquanto tenta descobrir o que aconteceu nesse período, Alice percebe que se torn...
Leia MaisQuando tudo faz sentido - Amy Zhang
Arquivado em: resenhas, RoccoLiz Emmerson é uma garota popular no colégio e tem uma vida aparentemente invejável. Por que ela tentaria tirar a própria vida, simulando um acidente de carro depois de assistir a uma aula sobre as Leis de Newton? Neste surpreendente romance de estreia, Amy Zhang, que nasceu na China e mora no estado de Nova York, aborda temas como abandono, bullying, depressão e suicídio com uma narrativa crua e pungente que vai arrebatar os fãs de obras como As vantagens de ser invisível, Nuvens de Ketchup e Meu coração e outros buracos negros, entre outros. Na trama, Liz é resgatada por Liam, um garoto que ela sempre desprezou, mas talvez uma das poucas pessoas ao seu redor capaz de enxergá-la além das aparências. Envolvente e emocionante, o livro – que prende também pelo mistério se a protagonista vai ou não sobreviver (e que só é revelado no final) – mostra a fragilidade, a solidão e os dilemas dos jovens de forma sensível e sincera. (Skoob).ZHANG, Amy. Quando tudo faz sentido. Rocco, 2017.320 p.
Liz Emmerson é uma garota popular no colégio e tem uma vida aparentemente invejável. Por que ela tentaria tirar a própria vida, simulando um acidente de carro depois de assistir a uma aula sobre as Leis de Newton? Neste surpreendente romance de estreia, Amy Zhang, que nasceu na China e mora no estado de Nova York, aborda temas como abandono, bullying, depressão e suicídio com uma narrativa cr...
Leia MaisÚltimas mensagens recebidas - Emily Trunko
Arquivado em: Editora Seguinte, resenhasSinopse: Quando uma mensagem é a última, ela pode significar um fim, uma perda, ou até um alívio. E se você fosse o destinatário?
A partir de contribuições anônimas, a jovem Emily Trunko reuniu nesta coletânea mensagens que contam histórias reais sobre os mais variados tipos de despedida: o fim de uma amizade, o término de um relacionamento ou até mesmo um acontecimento trágico que muda a vida do destinatário e do remetente para sempre.
Enviadas por celular, por e-mail ou pelas redes sociais, essas mensagens narram perdas profundas e inspiram muita reflexão. Será que não deveríamos expressar mais o amor que sentimos pelas pessoas enquanto isso ainda é possível? Ou, em alguns casos, nos afastar o quanto antes daquelas que nos fazem mal? (Skoob)
Livro recebido como cortesia da Editora.
Apesar de se tratar de um livro curto, ler Últimas mensagens recebidas não é fácil, acho até que mais difícil do que Cartas Secretas Jamais Enviadas, porque todos os casos vão mostrar uma perda, um final. Ele desperta os mais diversos tipos de sentimentos, desde a sensação de luto, a raiva por uma injustiça, e até o arrependimento por alguma coisa que fizemos ou deixamos de fazer. São mensagens verdadeiras e sem filtro, por mais cruéis que tenham sido, seja em seu texto ou na "ironia" do destino. É fácil se identificar com os acontecimentos contados em cada página, acredito que todo mundo já passou por pelo menos uma daquelas situações.
O livro em si também é lindo, de capa dura e todo colorido nas cores preta, vermelha, branca e roxa, com algumas ilustrações, mas em geral com um design bem clean. Algumas mensagens têm uma explicação como nota de rodapé, para que o leitor conheça todas as circunstâncias em que ela foi enviada. Outras são tão diretas que não precisam de explicações. Algumas páginas mostram diálogos completos. Outras contêm apenas uma frase.
Ler Últimas mensagens recebidas é renovador, porque faz pensar sobre as decisões que tomamos na vida, mesmo sobre aquelas que parecem mais simples. Porém, se trata de um livro denso e carregado, daquele tipo que te destrói em pedacinhos para que, só depois, você possa se reconstruir. Ao final, o livro traz instruções para quem sente que precisa de ajuda, com contatos de grupos de apoio emocional e prevenção ao suicídio. Acho que a importância maior do livro é alertar de que ninguém está sozinho e que, por mais doloroso que seja, é possível superar.
Sinopse: Quando uma mensagem é a última, ela pode significar um fim, uma perda, ou até um alívio. E se você fosse o destinatário? A partir de contribuições anônimas, a jovem Emily Trunko reuniu nesta coletânea mensagens que contam histórias reais sobre os mais variados tipos de despedida: o fim de uma amizade, o término de um relacionamento ou até mesmo um acontecimento trágico que muda a vida...
Leia MaisConjunto de Séries #25: 3%
Arquivado em: Conjunto de Séries3% foi a primeira série brasileira a entrar no catálogo da Netflix, no início de 2017. Na época, segundo informações da empresa, a série alcançou um sucesso imenso no exterior e se tornou a série de língua não inglesa mais assistida nos Estados Unidos. Logo assisti a primeira temporada, mas não sei porque não comentei sobre ela aqui. Este ano a segunda temporada chegou ao streaming e, depois...
Leia MaisSobre
Julia G
Busca
Curta no Facebook
Seguidores
Categorias
Outras Histórias
-
▼
2018
(258)
-
▼
junho
(23)
- Carta a D. - André Gorz
- A Caçadora de Dragões - Kristen Ciccarelli
- Conjunto de Ganhadores #28
- Reconstruindo Amelia - Kimberly McCreight
- Um de nós está mentindo - Karen McManus
- Os Segredos dos Olhos de Lady Clare - Carol Townend
- Promoção: O que Alice esqueceu
- Contagem Regressiva - Ken Follett
- Semana Especial #3: Os temas de Liane Moriarty
- Semana Especial #2: Outros livros de Liane Moriarty
- O que Alice esqueceu - Liane Moriarty
- Quando tudo faz sentido - Amy Zhang
- Últimas mensagens recebidas - Emily Trunko
- Conjunto de Séries #25: 3%
- Tênis ou Tiaras - Grace Dent
- Alice - Lewis Carroll
- Leituras do Mês: Maio
- Nada Escapa a Lady Whistledown - Julia Quinn, Suza...
- Rebelde e Um Mundo Novo - Nora Roberts
- Novidades #191: Lançamentos Editoras Parceiras
- João e Maria - Neil Gaiman e Lorenzo Mattotti
- A forma da água - Guilhermo Del Toro & Daniel Kraus
- Top Comentarista - Junho
-
▼
junho
(23)
Leitura Atual
Postagens Populares
Livros Lidos em 2019
Link-nos
