As filhas da noiva - Susan Mallery

Sinopse: Courtney Watson é a irmã desajustada da família. Ela pode não ter uma vida tão organizada quanto a das irmãs, mas ela é excelente em uma coisa: guardar segredos. Inclusive sobre seu caso flamejante com um produtor musical. Planejar o casamento da própria mãe traz sua vida secreta à tona, mudando completamente a imagem que sua família tinha de Courtney para sempre. Quando o namorado de Siena, a irmã rebelde, a pede em casamento bem na frente de sua mãe e suas irmãs, é uma completa surpresa para ela. Siena já passou por dois noivados fracassados e desfeitos. Como ela pode aceitar se ela nem tem certeza que é isso que ela ainda quer? Rachel é a cínica da família. Ela acreditava que o amor duraria para sempre. Até o seu divórcio. Enquanto o dia do casamento de sua mãe se aproxima, seu ex passa a implorar por uma segunda chance, e ela é forçada a reconhecer algumas verdades incômodas sobre os motivos pelos quais seu casamento não deu certo. Rachel precisa decidir se ela vai deixar o orgulho ficar no caminho do seu felizes para sempre. (Skoob)

Livro recebido em parceria com a Editora
MALLERY, Susan. As filhas da noiva. Harlequin Brasil, 2018. 352 p.


O casamento de Maggy e Neal aproxima-se e, no meio disso, o que Rachel, Siena e Courtney - as filhas da noiva - não esperavam era que isso tivesse um impacto na vida delas, pois já estão muito bem crescidas e bem com o casamento, a mãe delas merece ser feliz, mas o casamento acaba sendo o ponto de ruptura que coloca o trem nos trilhos e as faz questionar sobre suas escolhas e sobre o amor.

"O amor doía. Sempre. Todos os tipos de amor. Se você ama alguém, vai se machucar. Era assim. E não queria isso. Nunca." 

O livro, narrado em terceira pessoa, muda diversas vezes o ponto de vista, não se concentrando apenas nas filhas da noiva, contando diversos pontos de vista, que se complementam e se opõem, sem ser, contudo, mentiras. Há tantas verdades quanto o número de pessoas que as contam. Principalmente dentro de uma família. A percepção de um acontecimento muda facilmente e de maneira drástica, que foi o que eu mais gostei nessa história e deu o tom real ao livro.

Eu adorei todos os personagens. Todos. Principais e secundários e aqueles que aparecem somente de passagem. Eu quero um livro para todos eles, porque todos tem histórias de fundo interessantes e eu adoraria ler mais sobre, porque pode ter sido somente uma passagem, todavia a autora soube deixar claro suas qualidades e seus defeitos, mesclando perfeitamente essas duas coisas sem parecer forçado, e me fazendo querer mais.

"-Sienna é bonita. Você deveria olhar para ela.
-Não estou interessado.
Courtney o olhou espantada.
-Você está interessado em mim?
Mentir seria fácil e provavelmente era o certo a se fazer, mas como sempre, Quinn escolheu o caminho difícil.
-Estou."

Não tenho muito o que dizer sobre as protagonistas do livro além do que está na sinopse, o resto é a história. A autora pegou os clichês da vida e tornou-os reais, bem como os remodelou, dando sentido e propósito a eles. Ela me fez conectar com os personagens através disso. Depois de um divórcio, de uma traição, quem não se sentiria mal e deixaria de se cuidar (Rachel)? Quem não acharia que tem algo de errado com você depois de dois noivados fracassados e de mais um à vista (Siena)? Quem não guardaria rancor de uma família que sempre a considerou incapaz (Courtney)?

Particularmente, eu quero mais um livro sobre dinâmica familiar, porque esse é tema que a autora sabe trabalhar, não acho que eu já tenha lido um livro que soubesse mostrar melhor a dificuldade que é ser uma família e sobre amá-la apesar disso, conciliando tudo sem fazer de uma parte culpada e da outra vítima.

Ser mãe não significa não errar, dizer algumas palavras de brincadeira e sem malícia com uma irmã não quer dizer que não estar machucando-a, e você pode estar lá, ao lado de quem ama, e não ver algo acontecendo, e não vai ser sua culpa, não vai ter nada que você possa fazer. E, algumas coisas, só quem passa pode fazer algo para mudar.

"A verdade, apesar de ser dita com carinho, ainda doía para caramba."

Eu adorei a leitura de As filhas da noiva. Confesso que eu esperava um chick-lit de sempre, cheio de clichês e acontecimentos previsíveis, nada muito surpreendente, mas o livro acabou sendo muito mais do que isso e eu quero mais livros dessa autora. Foram pequenas coisas que me encantaram, o que eu achei surpreendente. A leitura foi ótima. Eu estava lendo aquilo sorrindo. Sabe quando você lê uma parte e é tão fofa e perfeita, que você tem que ler de novo, para ver se é mesmo real e apenas aproveitar, porque nunca é demais? Prazer, essa fui eu durante todo o livro.


Yuki Kurohime
Yuki Kurohime

13 comentários:

  1. Parece ter sido uma leitura muito gostosa de fato, e achei o trabalho gráfico legal também, mas confesso que no momento em questão, não seria uma aposta para mim. Não ando muito na vibe chick lit, embora de vez em quando seja otimo.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bela
    Li algumas resenhas sobre esse livro e a sua especial me fez mudar de opinião a respeito do livro.
    Gostei muito da sinopse, mas estava com um pé atrás pensando que seria mais um chick lit como os outros, mas percebo que esse é diferente.
    Quero ter oportunidade para ler e descobrir os dramas familiares deste livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Bela!
    Embora não goste muito do tema traição, principalmente em romances, acredito que Rachel e Greg vivem uma relação conflituasa, ainda tem o relacionamento com a irmã, fiquei na dúvida se quero ou não ler, porque sua nota foi altíssima.
    Desejo uma ótima semana!
    “Se você realmente quer algo na vida, tem que lutar por isso.” (Homer Simpson)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  4. Parece ser uma leitura que agrada, ainda mais com os personagens que parece que foram bem trabalhados. Fiquei impressionada com tantos acontecimentos assim com as personagens, mas na vida real é bem assim mesmo, acontece essas coisas. Gostei por ter outros pontos de vista além do das meninas.

    ResponderExcluir
  5. Oi Bela,
    Confesso que também esperava algo bem clichê, e na realidade me deparei com dramas da vida real, por isso gostei da história. Outro ponto que para mim faz toda diferença, é a narrativa, sendo intercalada com vários personagens e não ficando cansativa, gosto disso.
    Família é sempre um bom tema para histórias, curiosa para conhecer essas irmãs, e mãe, a fundo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Se já estava namorando este livro só de ver título, capa e sinopse, imagina agora lendo a primeira resenha dele?Quero muito!!!
    Adoro histórias que explorem este lado familiar, que trazem os relacionamentos nesta forma crua e verdadeira, que todos nós sabemos que existe e em muitos casos, bem perto de nós.
    Espero sinceramente poder conferir o livro o quanto antes!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Bela,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui, o primeiro da editora que gosto completamente da capa, gostei da sinopse e acho que leria esse livro sim, ótima resenha....bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Bela!
    Exatamente por trazer clichê que me chamou atenção, qdo me deparo com leituras que trazem o cotidiano eu fico mais interessada em conhecer a história me com messe livro é bem por aí, espero ler em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Eu já tinha visto essa capa antes mas tirando o titulo não tinha me chamado atenção. Erro meu, adorei a resenha e os comentários. Casos de família me atraem sempre e esse me pareceu que alem de intricas tem um pouco de comedia, errei? Deve ser uma confusão atras da outra o que deixa a leitura dinâmica. Gostei mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história, curto muito esse gênero.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Bela.
    Acho q os romances estão tão saturados ultimamente, q quando encontramos um q contenha aquele clichê mas de uma forma diferente, sendo capaz de nos arrebatar q isso meio q nos deixa desnorteados. É interessante, pq o proprio titulo deia claro q o enredo principal se trata das filhas da noiva, e é por causa desse noivado q a vida de cada uma vai se desenrolando. Eu só havia ouvido o nome mas nao conhecia nem a capa, confesso q ela nao é tao bonita assim, mas é limpa e historia me arrebatou, mais um livro pra lista.

    Bjsss



    ResponderExcluir
  12. Estava achando que era mais um cheio de chiclês tambem.
    Mas gostei bastante da forma como acabou gostando de todos os personagens e da escrita da autora.
    Não é meu gênero favorito, mas gostei bastante.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  13. Amo uma boa dose de clichê. Ainda mais quando ele acaba surpreendendo. Gostei de saber que a autora os moldou e fez com que parecessem parte da realidade. Adoraria saber mais sobre essa família <3

    ResponderExcluir

Agradeço muito sua visita e peço que participe do blog, deixando um recadinho. Opiniões, idéias, sugestões, são muito importantes para fazer o blog cada vez melhor!
Assim que possível, retribuirei a visita.

Beijos, Julia G.